Semana começa com muito calor

Catorze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Bragança, Viseu, Évora, Guarda, Vila Real, Setúbal, Santarém, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Coimbra, Portalegre e Braga estão sob aviso amarelo desde as 3h23 de hoje e até às 21h00 de terça-feira.

O aviso amarelo é o terceiro mais grave numa escala de quatro e significa “risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

“Vamos continuar com tempo quente, prevendo-se céu pouco nublado ou limpo a apresentar maiores períodos de nebulosidade no barlavento algarvio e no litoral oeste até ao final da manhã. Esta nebulosidade pode persistir em alguns locais da faixa costeira a norte do Cabo Raso”, disse o especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com Ricardo Tavares, durante a tarde, vamos ter aumento temporário de nebulosidade no interior da região norte com possibilidade de ocorrência de aguaceiros.

No que diz respeito ao vento, o meteorologista salientou que vai soprar fraco, sendo moderado de sueste no Algarve até meio da tarde, e moderado a forte do quadrante sul, por vezes com rajadas até 70 quilómetros por hora, nas terras altas da região sul.

Está também prevista uma pequena descida da temperatura mínima na região sul. “Para terça-feira a previsão mantém-se igual, exceto no que diz respeito à nebulosidade, prevendo-se uma intensificação de nevoeiros”, disse. Quanto às temperaturas máximas “vão estar hoje e amanhã acima dos 35 graus nas regiões do interior, em especial no Alentejo”.

Ainda de acordo com o meteorologista, a tendência para o final da semana é para uma pequena descida da máxima. “Hoje e amanhã vamos ter catorze distritos do continente sob Aviso Amarelo devido ao tempo quente”, disse.

O IPMA prevê para hoje, no continente, tempo quente com céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade, com neblina ou nevoeiro, no barlavento Algarvio e no litoral oeste até final da manhã, podendo persistir em alguns locais da faixa costeira a norte do Cabo Raso.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, diminuindo temporariamente de nebulosidade durante a tarde e vento em geral fraco do quadrante norte, soprando por vezes moderado de sul nas terras altas a partir do início da manhã.

Para os Açores, a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros, geralmente fracos e vento noroeste moderado a bonançoso.

Confira as temperaturas para esta segunda-feira

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 19 e 32 graus Celsius, no Porto entre 16 e 26, em Braga entre 17 e 35, em Viana do Castelo entre 15 e 24, em Vila Real entre 21 e 37, em Viseu entre 21 e 35, em Bragança entre 18 e 38, na Guarda entre 23 e 32, em Coimbra entre 16 e 34, em Castelo Branco entre 22 e 37.

Em Santarém entre 17 e 37, em Portalegre entre 21 e 35, em Évora entre 17 e 38, em Beja entre 19 e 35, em Faro entre 22 e 29, no Funchal entre 20 e 25, em Ponta Delgada entre 18 e 25, na Horta entre 18 e 24 e em Santa Cruz das Flores entre 19 e 23.


Conteúdo Recomendado