Seis concelhos do distrito da Guarda em risco "máximo" de incêndio

Aguiar da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Gouveia e Guarda são os concelhos em risco.

Dezasseis concelhos dos distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra e Faro apresentam hoje risco “Máximo” de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os concelhos de Vila Nova de Paiva e Sernancelhe (Viseu); Aguiar da Beira, Trancoso, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Gouveia e Guarda (Guarda); Arganil, Góis e Pampilhosa da Serra (Coimbra); Oleiros e Mação (Castelo Branco); Monchique (Faro), estão hoje em risco ‘Máximo’ de incêndio, informa o IPMA.

O instituto colocou também em risco ‘Muito Elevado’ e ‘Elevado’ de incêndio vários concelhos de 15 distritos de Portugal continental.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre “Reduzido” e “Máximo”.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13 horas em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

No continente, o IPMA prevê para hoje nuvens no litoral até ao meio da manhã continuando até ao início da tarde a norte do Cabo Carvoeiro, assim como o aumento “temporário” da nebulosidade durante a tarde nas regiões do interior Norte e Centro onde também está prevista uma “pequena” descida de temperatura.

No arquipélago da Madeira prevê-se vento fraco e moderado (10 a 30 quilómetros/hora) de noroeste com céu pouco nublado no sul da ilha da Madeira.

Para os Açores, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado e chuva fraca durante a noite.

As temperaturas máximas vão oscilar entre os 33 graus Celsius em Beja e Évora e os 20 graus em Viana do Castelo.

Em Faro, a temperatura máxima vai atingir os 31 graus Celsius; 33 em Beja e Évora; 27 em Lisboa; 25 em Coimbra; 20 no Porto; 26 em Faro e 32 em Bragança.


Conteúdo Recomendado