Sabugal, Trancoso, Fundão e Castelo Branco em risco "muito elevado" de incêndio

Dezanove concelhos dos distritos de Faro, Beja, Portalegre, Santarém, Guarda e Castelo Branco apresentam hoje risco ‘Muito Elevado’ de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Estão em risco ‘Muito Elevado’ os concelhos de Monchique, Portimão, Silves, Loulé, São Brás de Alportel, Tavira e Alcoutim (Faro), Barrancos (Beja), Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei, Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão, Castelo Branco, Oleiros e Fundão (Castelo Branco), Sabugal e Trancoso (Guarda) e Nisa (Portalegre)

O IPMA colocou também os concelhos de Faro, Setúbal, Évora, Beja, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Leiria, Bragança, Coimbra e Guarda em risco ‘Elevado’ de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre ‘Reduzido’ e ‘Máximo’.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13 horas em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para hoje, no continente, céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral até final da manhã, podendo persistir no litoral da região norte ao longo do dia, e aumento de nebulosidade durante a tarde nas regiões do interior norte e centro, com possibilidade de aguaceiros e trovoada.

A previsão aponta também para vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado de noroeste na faixa costeira ocidental durante a tarde, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral, em especial das regiões norte e centro, pequena descida da temperatura mínima nas regiões do interior e descida da máxima, em especial nas regiões do interior norte e centro.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul, possibilidade de aguaceiros fracos nas vertentes norte e terras altas e vento fraco a moderado de nordeste.

Para os Açores estão previstos períodos de céu muito nublado, aguaceiros fracos, mais frequentes durante a madrugada e manhã e vento norte moderado.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 17 e 27 graus Celsius, no Porto entre 17 e 22, em Vila Real entre 16 e 26, em Viseu entre 15 e 25, em Bragança entre 17 e 30, na Guarda entre 16 e 26, em Coimbra entre 17 e 26, em Castelo Branco entre 17 e 31, em Santarém entre 16 e 30, em Évora entre 16 e 33, em Beja entre 18 e 35, em Faro entre 19 e 26, no Funchal entre 19 e 24, em Ponta Delgada e na Horta entre 17 e 22 e em Santa Cruz das Flores entre 16 e 20.


Conteúdo Recomendado