Sabugal promove no fim de semana evento que recria ambiente dos anos de 1960

O centro histórico da cidade do Sabugal, no distrito da Guarda, recebe entre sexta-feira e domingo um evento que faz a recriação histórica dos anos de 1960, anunciou hoje a autarquia.

O evento “Sabugal surpreenda os sentidos – Viagem aos anos 60” é promovido pela câmara local com o objetivo de animar e de atrair visitantes para o concelho localizado junto da fronteira com Espanha.

Segundo a autarquia presidida por António Robalo, a iniciativa vai decorrer no centro histórico do Sabugal, em particular nos largos do Castelo e de Alcanizes.

“A organização deste evento tem por objetivo, uma vez mais, a recriação histórica da sociedade de meados do século XX, desde o comércio às artes e profissões, aos divertimentos, sabores e hábitos alimentares, proporcionando a residentes, expositores e visitantes, durante três dias, um regresso ao passado, aludindo às tendências globais de comportamentos, onde se farão referências ao plano nacional e internacional decorridos na década de 60”, refere a autarquia em nota hoje enviada à agência Lusa.

Com a iniciativa também se pretende “dinamizar todas as atividades ligadas ao turismo, reforçando e complementando a rede de produtos turísticos concelhios, por intermédio de iniciativas de interpretação da cultura local em épocas específicas, conjugadas num evento que fidelize públicos nacionais e internacionais”.

“O evento decorrerá em ambiente de feira, com animação teatral permanente, bem como animação musical com apontamentos de interação dos músicos e atores com os visitantes”, indica a fonte.

A organização anuncia que, durante os três dias, haverá um mercado, tasquinhas, animação de rua, espetáculos musicais, recriações de cenas de quotidiano da época retratada, ofícios tradicionais e “jogos de regresso ao passado”.

O evento “Sabugal surpreenda os sentidos” reportará os visitantes aos anos de 1960 “centrando-se na dualidade temática da realidade rural do país profundo e do mundo em mudança”, é ainda referido.

“Numa terra de fronteira, a riqueza das memórias contidas nesta época impele-nos a voltar aos anos 60 pois aí se encontram sedimentadas as raízes da população atual. Os grandes abismos sociais caracterizavam o Portugal dos anos 60 em que a riqueza se concentrava nas mãos de algumas famílias abastadas e os restantes viviam remediados ou em situação de pobreza extrema”, lê-se na nota.

Acrescenta que a época que vai ser retratada foi “de grande efervescência cultural e de transformações sociais ímpares”, lembrando, a nível local, que se registavam momentos de alegre convívio que “perduram até hoje na memória coletiva”.

O programa inclui, na sexta-feira, concertos pelos grupos Trivenção (21h30) e Liverpool (23h00).

No sábado, o destaque vai para um concerto com Sérgio Godinho (22h30) e, no domingo, para um espetáculo multimédia intitulado “À luz do contrabando – em terras do Sabugal”, pela Companhia Artelier (22h00).


Conteúdo Recomendado