Polícia galega reforça patrulhas por causa do homicida de Aguiar da Beira

O subdelegado do governo espanhol em Ourense, Roberto Castro, disse esta terça-feira à Lusa que o patrulhamento da Guardia Civil nas estradas que ligam aquela província da Galiza a Portugal foi reforçado por causa de Pedro Dias.

Este aumento do patrulhamento, referiu o responsável, tem sido feito numa ação concertada com a polícia portuguesa.

Em declarações à agência Lusa, o responsável do governo espanhol em Ourense adiantou que “a Guardia Civil tem seguido todas as pistas reportadas por pessoas que na região afirmam ter avistado o indivíduo” mas referiu que “até ao momento não há certezas da sua presença em território espanhol”.

O indivíduo encontra-se a monte desde 11 de outubro, data em que terá matada duas pessoas, um GNR e civil, e ferido outras duas a tiro, em Aguiar da Beira, distrito da Guarda.

Roberto Castro garantiu que a Guardia Civil “irá permanecer alerta e atenta a qualquer indício da presença do homicida naquela região”, assegurando que as autoridades policiais da região “não irão abandonar este caso, em estreita colaboração com a GNR e com a Polícia Judiciária”.

“Temos tido uma colaboração muto grande, como sempre, e vamos dispensar a este caso a máxima atenção para detetar qualquer possibilidade de presença deste individuo em território espanhol”, assegurou.

Fonte oficial ligada à investigação em Portugal disse hoje à agência Lusa que “não há, até este momento, nenhum desenvolvimento significativo no que diz respeito à localização do suspeito”.

As polícias portuguesas continuam a trabalhar na recolha de informações e referem que, desde o dia dos crimes, há notícias de avistamentos, várias por dia e nas variadas localidades.

Pedro Dias está desaparecido desde 11 de outubro, dia em que dois militares da GNR foram atingidos a tiro, em Aguiar da Beira, no distrito da Guarda. Um morreu e outro ficou ferido.

Na mesma madrugada, um homem morreu e a mulher ficou gravemente ferida, também alvejados a tiro na viatura em que seguiam.

Desde essa altura que está em curso uma caça ao homem conhecido como “Piloto”, que terá depois furtado uma viatura em Arouca, após ter agredido duas pessoas, ao volante da qual foi visto por uma patrulha da GNR na aldeia de Constantim, junto a Vila Real.

Desde essa altura, domingo dia 16 de outubro, em várias aldeias de Vila Real e Sabrosa foram relatados avistamentos, feitas denúncias de furtos e foram surgindo vestígios que as autoridades investigam se estão relacionadas com o suspeito.

Na segunda-feira foi denunciado o furto de um jipe numa quinta de Celeirós do Douro, Sabrosa, que poderá ter acontecido durante o fim de semana, e onde estiveram a autoridades envolvidas nas buscas do foragido de Aguiar da Beira para apurar se haverá ligação entre os dois casos.


Conteúdo Recomendado