Guarda e Sabugal estão hoje em risco "máximo" de incêndio

Sete concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Guarda, Castelo Branco e Coimbra apresentam hoje risco ‘Máximo’ de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os concelhos de Monchique (Faro), Mação, Sardoal (Santarém), Oleiros (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra (Coimbra), Guarda e Sabugal (Guarda) estão hoje em risco ‘Máximo’ de incêndio.

O Instituto colocou também em risco ‘Muito Elevado’ e ‘Elevado’ de incêndio vários concelhos de todos os distritos (18) de Portugal continental, exceto Leiria e Lisboa.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre ‘Reduzido’ e ‘Máximo’.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13 horas em cada dia, relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O Instituto prevê para hoje nas regiões do norte e centro céu geralmente muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade nas regiões do interior a partir da manhã, períodos de chuva fraca ou chuvisco até ao início da tarde, em especial no litoral.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando moderado de noroeste durante a tarde, neblina ou nevoeiro matinal, pequena subida da temperatura mínima nas regiões do litoral e pequena descida nas regiões do interior e descida da máxima, em especial no interior.

No sul prevê-se céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste e interior do Alentejo até ao início da manhã, vento moderado de noroeste, soprando moderado a forte nas terras altas e no litoral oeste em especial a partir da tarde, pequena descida da temperatura máxima nas regiões do interior e pequena subida no sotavento Algarvio.

Na Madeira prevê-se céu geralmente pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade nas vertentes norte e na ilha de Porto Santo.

Está também previsto vento moderado de nordeste, soprando forte com rajadas até 80 quilómetros por hora nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira, e nas zonas montanhosas, possibilidade de neblinas durante a madrugada e manhã na costa sul e vento moderado a bonançoso.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 18 e 27 graus Celsius, no Porto entre 17 e 21, em Vila Real entre 15 e 27, em Viseu entre 14 e 27, em Bragança entre 16 e 30, na Guarda entre 14 e 27, em Coimbra entre 17 e 26, em Castelo Branco entre 17 e 31, em Santarém entre 18 e 29, em Évora entre 15 e 33, em Beja entre 15 e 33, em Faro entre 21 e 36, no Funchal entre 20 e 28, em Ponta Delgada entre 21 e 27, na Horta entre 22 e 28 e em Santa Cruz das Flores entre 23 e 28.


Conteúdo Recomendado