Guarda com risco extremo de exposição à radiação ultravioleta

Seis regiões do país estão hoje em risco ‘Extremo’ de exposição à radiação ultravioleta (UV), enquanto outras 20 estão com níveis ‘Muito Altos’, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página na Internet.

De acordo com o instituto, em risco ‘Extremo’ estão as regiões de Bragança, Guarda, Penhas Douradas, Angra do Heroísmo e Funchal.

O IPMA colocou também as regiões de Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, Sines, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu, Porto Santo, Ponta Delgada, Horta e Santa Cruz das Flores em risco ‘Muito Alto’ e Faro com nível ‘Alto’.

Segundo o instituto, nas regiões com risco ‘Extremo’ a população deve evitar a exposição ao sol.

Nas regiões com níveis ‘Muito Alto’ e ‘Alto’ recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é ‘Baixo’, 3 a 5 (‘Moderado’), 6 a 7 (‘Alto’), 8 a 10 (‘Muito Alto’) e superior a 11 (‘Extremo’).

O IPMA prevê para hoje, nas regiões do norte e centro do continente, céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado e com neblina ou nevoeiro na faixa costeira até ao final da manhã, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais.

Está também previsto vento fraco, soprando temporariamente moderado de noroeste durante a tarde no litoral, pequena descida da temperatura mínima no interior da região centro e pequena descida da máxima.

No sul prevê-se períodos de céu muito nublado, diminuindo de nebulosidade nas regiões do Alentejo a partir da tarde, vento fraco, soprando temporariamente moderado de sueste no Algarve até meio da tarde e de noroeste no litoral oeste durante a tarde e pequena subida da temperatura máxima.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 17 e 32 graus Celsius, no Porto entre 13 e 23, em Viana do Castelo entre 14 e 22, em Vila Real entre 18 e 33, em Viseu entre 18 e 32, em Bragança entre 16 e 36, na Guarda entre 19 e 32, em Coimbra entre 15 e 29, em Castelo Branco entre 19 e 37, em Portalegre entre 20 e 36, em Santarém entre 16 e 35, em Évora entre 17 e 38, em Beja entre 20 e 39, em Faro entre 22 e 31, no Funchal entre 19 e 24, em Ponta Delgada e na Horta entre 17 e 24 e em Santa Cruz das Flores entre 18 e 23.


Conteúdo Recomendado