Guarda investe 725 mil euros em livros, material informático e obras em escolas

A Câmara Municipal da Guarda anunciou hoje que este ano letivo investiu cerca de 725 mil euros em obras em escolas, material informático e na oferta de manuais escolares aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico.

“Neste ano letivo, todos os alunos que frequentam o 1.º ciclo do ensino básico público no concelho da Guarda recebem gratuitamente os livros escolares”, diz a autarquia presidida por Álvaro Amaro (PSD/CDS/PP).

A autarquia da Guarda refere em nota hoje enviada à agência Lusa que, “sensível às dificuldades que as famílias vivem e aos encargos escolares que são obrigados a suportar”, pretende, com esta medida, “de grande alcance social, contribuir para atenuar o peso desta despesa escolar no orçamento familiar”.

A medida representa um investimento na ordem dos 40 mil euros e contempla 966 alunos do 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade, que frequentam os dois agrupamentos do concelho, a quem o município oferece os manuais escolares.

“Recebem também auxílio económico para material escolar 423 alunos dos 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos integrados nos escalões A e B da ação social escolar”, indica a fonte, sendo que, no total, são apoiados pela autarquia 1.052 alunos.

Para acederem a este benefício, os encarregados de educação levantaram nos Serviços de Educação do município um vale personalizado que puderam trocar pelos manuais escolares nas livrarias da cidade.

Os alunos com grandes necessidades educativas especiais também receberam materiais adequados às suas necessidades de valor equivalente, refere a autarquia da Guarda.

A distribuição dos manuais escolares e dos ‘kits’ com material escolar a 125 alunos do 2.º ano do ensino básico será realizada hoje, numa cerimónia simbólica, que decorrerá pelas 18h30 no edifício dos Paços do Concelho da cidade mais alta do país.

Este ano letivo, a Câmara Municipal da Guarda também realizou obras em vários estabelecimentos de ensino do concelho, que representam um investimento superior a 622 mil euros.

Segundo a autarquia, as intervenções de “grande envergadura” envolveram as escolas básicas de Santa Zita, Alfarazes, Lameirinhas e Adães Bermudes e os jardins-de-infância de São Miguel, Lameirinhas e Bairro da Luz.

A modernização do parque informático escolar foi outra das apostas do executivo municipal, com a instalação de diverso equipamento informático, que representou um investimento que ronda os 63 mil euros.

“Constituindo eixos cruciais para o sucesso das novas gerações e fatores de valorização humana, o município assume as políticas educativas e sociais como estratégias prioritárias e um investimento no futuro”, é justificado.


Conteúdo Recomendado