GNR deteve 12 pessoas por tráfico de droga em Seia, Oliveira do Hospital e Arganil

A GNR anunciou hoje a detenção de 10 homens e duas mulheres, com idades entre os 17 e os 70 anos, nos concelhos de Seia, Oliveira do Hospital e Arganil, por tráfico de estupefacientes.

O Comando Territorial da GNR da Guarda refere em comunicado hoje divulgado que os suspeitos foram detidos por militares do Núcleo de Investigação Criminal de Gouveia durante a realização de 13 buscas domiciliárias e 11 não domiciliárias, nos concelhos de Seia (distrito da Guarda), Oliveira do Hospital e Arganil (distrito de Coimbra).

Durante a operação, a GNR apreendeu 292 plantas de canábis, 32 quilos de liamba (equivalente a 12.800 doses), 410 doses de haxixe, 340 doses de pólen de haxixe, 10 estufas para cultivo de canábis equipadas com sistemas de irrigação, iluminação, aquecimento e ventilação, e dez balanças de precisão digitais.

Os militares apreenderam ainda três caçadeiras de calibre 12, uma pistola de alarme, várias munições, um carregador com munições de espingarda G3, um metro de cordão detonante, duas armas brancas, cinco viaturas ligeiras, equipamento informático (cinco computadores portáteis, duas máquinas fotográficas, um ‘tablet’, vários discos rígidos e ‘pen’ USB), 15 telemóveis e 20 cartões de telemóvel e 14.425 euros em dinheiro.

Segundo a GNR, na operação estiveram envolvidos 83 militares de diversas valências dos Comandos Territoriais de Guarda, Viseu, Castelo Branco e Coimbra.

Fonte da GNR adiantou à agência Lusa que os suspeitos, com ligações familiares entre si, foram detidos no âmbito de uma investigação que teve início há cerca de um ano.

Os detidos possuíam estufas para produção de canábis “com um sistema sofisticado” e são suspeitos de se dedicarem “ao tráfico de liamba, canábis e haxixe” nas zonas de Seia, Oliveira do Hospital e Arganil, concluiu.


Conteúdo Recomendado