Fórum sobre Toponímia da Guarda

Na próxima sexta-feira, dia 28 de outubro, irá decorrer no Instituto Politécnico da Guarda o V Fórum sobre Toponímia, promovido pelo Instituto Politécnico.

Este fórum terá lugar no Auditório dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), a partir das 9 horas. “Guarda – Toponímia e Cristãos Novos, finais do Século XVI” (Manuel Luis Santos), “As mulheres Emparedadas do santuário de Milreu e da Senhora do Templo-Tempre” (Fernando Monteiro Correia), “Particularidades da toponímia na Freguesia da Ramela” (Vanda Sá Rodrigues), “Ainda o Côa (Questionando)” (Eurico Morais Palos), “Novas Placas Toponímicas na Guarda” (Sérgio Costa) e “A Guarda escrita por Vergílio Ferreira, Tomás Ribeiro e Augusto Gil” (Anabela Pereira Matias) são os temas das comunicações agendadas para o período da manhã.

O programa prosseguirá a partir das 14h30 com intervenções subordinadas aos temas “Toponímia: de Aldeia Lourenço a Malta”, (Manuel Martins Neves) e “Safed – a tradição judaica que abraçou a Guarda” (José Levy Domingos), as quais antecedem a apresentação do livro “História da Companhia de Jesus em Portugal”, da autoria de Maria de Deus Beites Manso, por Constantino Mendes Rei, José Pires Manso e Cónego António Carlos Marques.

Incrementar o estudo/divulgação através de diversificadas e distintas perspetivas que, globalmente, propiciem a guarda da memória e um melhor conhecimento da toponímia, é o objetivo deste Fórum.

A inscrição é gratuita (mas obrigatória) e deverá ser efetuada aqui.


Conteúdo Recomendado