Feira do Queijo Serra da Estrela prossegue este fim de semana em Celorico da Beira

O certame, dedicado endógeno da região que é rei por estes dias, teve início no passado dia 18 e prolonga-se até ao próximo domingo, dia 26.

Depois de no passado fim de semana o certame ter sido transmitido em direto pela RTP o que permitiu uma grande divulgação da Feira do Queijo e da Capital do Queijo Serra da Estrela, não só nas auto promoções da antena como também no conteúdo do programa que incidiu naturalmente sobre a mesma bem como Celorico da Beira enquanto destino gastronómico e turístico, dando a conhecer outros pontos de interesse. O programa foi também composto por reportagens previamente gravadas e entrevistas em palco, e ainda com reportagens em direto do evento e outros locais/temas de interesse.

Amanhã, dia 24 de fevereiro, haverá uma diversificada animação de rua, assim como decorrerá o tradicional desfile de Carnaval organizado pela comunidade educativa local e que percorrerá as principais avenidas da vila.

Neste dia, nas instalações do Cinema-Centro Cultural de Celorico da Beira, será inaugurada uma exposição intitulada “Leite, Cardo e mãos frias”, que ficará patente durante os dias do certame. À tarde será a vez de a artista Rebeca subir ao palco para realizar um concerto, onde cantará os seus maiores êxitos musicais. À noite será a vez do Cinema – Centro Cultural acolher a Revista à Portuguesa “Tu Queres é Revista”, com um elenco de luxo onde são cabeças de cartaz Tozé Martinho e Carla Janeiro.

No sábado, dia 25, será efetuado um Passeio TT na parte da manhã terá também lugar um seminário dirigido a todos os agricultores e que irá abordar a temática da segurança na agricultura.

Durante a tarde desenrolar-se-á um festival de tunas académicas e à noite Augusto Canário e Amigos irão animar os presentes.

O último dia do certame será no dia 26 de fevereiro e culminará com inúmeras atividades, iniciando o dia com uma caminhada denominada “Rota do Queijo”, um Desfile de Carnaval que percorrerá a principal avenida de Celorico da Beira. No mercado irá decorrer um Festival de Folclore que trará o mais genuíno do folclore português.

O Cantinho do Petisco irá funcionar durante o certame e incluirá petiscos confecionados com Queijo Serra da Estrela, procurando apelar à inovação dos profissionais da restauração do concelho de Celorico da Beira.

Para além da animação constante, irá estar patente uma feira de artesanato com produtos típicos e regionais.

Roteiro Gastronómico pelos Restaurantes do Concelho

De 18 a 26 de fevereiro, irá também decorrer um roteiro gastronómico pelos restaurantes aderentes do Concelho de Celorico da Beira, onde de certo se destacará o Queijo Serra da Estrela.

O Município de Celorico da Beira considera que este certame é “A melhor homenagem que podemos fazer aos nossos produtores, pois eles são os obreiros da nobre arte que é a confecção do Queijo Serra da Estrela.”


Conteúdo Recomendado