Equipa da UBI pronta para a Shell Eco-Marathon

A equipa UBICAR, da Universidade da Beira Interior (UBI), vai competir na prova dedicada à eficiência energética que decorre em Londres, entre os dias 2 e 5 de julho.

A mais recente versão do UBIAN está pronta para competir na Shell Eco-Marathon deste ano e a expectativa é que consiga em Londres um bom resultado. Trata-se de mais uma presença da equipa originalmente criada no Departamento de Engenharia Eletromecânica na prova internacional, onde já alcançou um lugar no pódio, em 2013.

O veículo foi apresentado publicamente no dia 18 de junho, perante elementos da Universidade da Beira Interior (UBI) e outras entidades que apoiam a participação na prova que testa a capacidade de estudantes de toda a Europa de desenvolverem soluções de eficiência energética.

A versão que vai competir entre os dias 2 e 5 de julho na categoria Urban Concept (com motores de combustão interna a gasolina) resulta de uma evolução iniciada em 2016, com o objetivo de criar um carro original, competitivo e integralmente projetado pelos docentes e estudantes da UBI.

Este ano, a UBICAR TEAM é composta por 14 membros, de diferentes nacionalidades, refletindo também o impacto positivo da aposta que a instituição faz na captação de estudantes internacionais. A formação, que tem no aluno Daniel Cardoso o seu team leader, integra elementos dos departamentos de Engenharia Eletromecânica e de Comunicação e Artes.

Além de contar com as competências científicas e criativas de docentes, estudantes e técnicos da academia, o UBICAR é também o primeiro carro construído com o auxílio do FABLAB, um laboratório da UBI dotado de tecnologia de ponta capaz de trabalhar em digitalizações e impressões 3D, maquinação CNC e termoformagem, por exemplo.

O desafio deste ano passa por melhorar as marcas já alcançadas num evento que conta com a participação da UBI desde o ano 2000. Entre as melhores está o terceiro lugar do ano de 2013, alcançado com a marca de 234 quilómetros, percorridos com apenas um litro de gasolina.

A UBICAR estará em Londres com o apoio da UBI e da Câmara da Covilhã, além de outros patrocinadores como o Banco Santander.

O Vice-Reitor da UBI, João Canavilhas, deu conta do orgulho que representa para a instituição esta habitual presença na competição e lembrou vantagens da atividade para a formação dos alunos. “Temos a certeza que aprendem muito com este trabalho e isso para nós é muito importante”, acrescentou, lembrando que se hoje se pode afirmar que estudar na UBI é “estudar entre os melhores”, isso “também se deve às prestações da equipa na Eco-Marathon”.

Também presente na cerimónia de apresentação do UBIAN, José Miguel Oliveira lembrou que a autarquia decidiu apoiar o projeto, desde a primeira hora. Disse o vereador da Câmara da Covilhã que “o projeto simboliza o que ambicionamos para concelho: uma Universidade cada vez melhor, com alunos interessados em virar-se para o exterior e competir entre os melhores, dando a este território o retorno que também precisa”.

João Fonseca, piloto covilhanense que compete no Campeonato de Portugal de Montanha, foi outros dos convidados e aproveitou para desejar “boa sorte” à UBICAR.

A Shell Eco-Marathon é um dos principais programas de competição em eficiências energética do mundo, tendo registado em 2018 a participação de 200 equipas, de 29 nacionalidades, compostas por 3.000 estudantes. A prova que teve a sua primeira edição realizada em 1985 na França, tem como objetivo estimular estudantes a desenvolver protótipos que percorram a maior distância consumindo a menor quantidade de combustível possível.

 


Conteúdo Recomendado