Congresso Guarda Weather Summit decorre este mês na Guarda

O Município da Guarda organiza, com a colaboração de Vítor Baía METEO e com o apoio do Clube de Montanhismo e da Rádio Altitude, o Congresso de Meteorologia de Alta Montanha, Guarda Weather Summit no próximo dia 26 de novembro, no Grande Auditório do TMG, a partir das 15 horas.

A “cidade mais alta” será então o ponto de encontro de alpinistas e montanhistas para falar das suas experiências de montanha, numa sessão aberta ao público em geral.

A iniciativa inicia-se com o especialista em meteorologia, Vitor Baía, que orientará uma palestra sobre a meteorologia nos Himalaias e logo depois serão apresentados relatos na primeira pessoa da conquista de algumas das mais altas montanhas do planeta por alpinistas de renome mundial, que usam as previsões meteorológicas elaboradas a partir da Guarda por Vitor Baía.

Os interessados em assistir ao congresso deverão inscrever-se gratuitamente aqui.

Sobre os oradores/ alpinistas convidados:
João Garcia, o 1º português e 10º alpinista do mundo que conquistou os 14 cumes com mais de 8000 m sem usar oxigénio suplementar.

Ivan Vallejo, do Equador, América do Sul. Foi o 8º do mundo a conquistar os 14 cumes com mais de 8000 m sem usar oxigénio suplementar.

Mário Panzeri vem de Itália. Foi o 3º italiano e o 13º do mundo a conquistar os 14 cumes com mais de 8000 m sem usar oxigénio suplementar.

Carlos Sória vem de Madrid – Espanha. Com 77 anos de idade já conquistou 12 cumes com mais de 8000 m, a maioria depois dos 60 anos, continua ativo a tentar completar os 14.

Martin Ramos vem de Zamora – Espanha. Conquistou 9 cumes com mais de 8ooo m.

Carla Pérez vem do Equador. Escalou este ano o Evereste sem usar oxigénio suplementar.


Conteúdo Recomendado