Cobertor de Papa desfila no Teatro Municipal da Guarda

Hoje, dia 16 de julho, a partir das 21 horas, o Município da Guarda vai promover no Teatro Municipal, o desfile “Cobertor de Papa é moda”.

O desfile realizado pela estilista Alexandra Moura, numa iniciativa da Câmara da Guarda pretende projetar no mercado este produto tradicional guardense, reinventando  o Cobertor de Papa da Guarda, dando-lhe uma nova vida, recuperando um dos mais bonitos e ancestrais produtos da região.

A estilista Alexandra Moura contou que o desafio da autarquia da Guarda para trabalhar com o cobertor de papa foi “um bocadinho como amor à primeira vista” e que é sua vontade “levar o cobertor de papa bem mais à frente”.

Recorde-se que o  cobertor de papa típico da região da Guarda foi  divulgado nas edições deste ano dos eventos Moda Lisboa e Portugal Fashion através da estilista Alexandra Moura.

As peças produzidas a partir do cobertor de papa (peça de lã de fio grosso) marcaram presença nos dois eventos realizados em março, em Lisboa e no Porto, no seguimento do desafio lançado à estilista para que criasse “cinco produtos a partir daquilo que é a matéria-prima que originava o cobertor de papa”.

O cobertor de papa, também conhecido por “cobertor de pelo” e “manta lobeira” é fabricado com lã churra de ovelha.

A ideia da autarquia é “projetar o cobertor de papa e dinamizar a sua produção através da recriação”, tendo como objetivo salvaguardar o futuro deste produto artesanal que atualmente apenas é produzido na Escola de Artes e Ofícios de Maçainhas, também envolvida no projeto.

 


Conteúdo Recomendado