Cidade de Pinhel comemora hoje 251º Aniversário

O município de Pinhel, no distrito da Guarda, inaugura hoje o Centro Interpretativo do Castelo e Territórios de Pinhel, além do Centro de Bem-Estar Animal.

A autarquia de Pinhel, presidida por Rui Ventura, assinala mais um aniversário da elevação a cidade, por Alvará de D. José I atribuído em 25 de agosto de 1770, com um programa que começou no sábado e termina hoje, com atividades culturais e desportivas, uma sessão solene comemorativa e a inauguração de várias obras.

Hoje, dia do feriado municipal, o programa começa pelas 10h00, em frente aos Paços do Concelho, com o hastear das bandeiras e uma sessão solene comemorativa do 251.º aniversário da elevação de Pinhel à categoria de cidade, com intervenção do presidente da Câmara, Rui Ventura.

Pelas 10h45, ocorrerá a inauguração do Centro Interpretativo do Castelo e Territórios de Pinhel, um projeto que, segundo a autarquia, “visa qualificar a experiência de visita do castelo, assim como promover a interpretação e valorização do castelo e dos territórios”.

“A proposta expositiva e museográfica distribui-se pelas duas torres do castelo – a torre sul e a torre manuelina – cada uma delas com temáticas específicas, mas que se relacionam entre si. Pretende-se que a experiência de visita só seja plenamente conseguida depois do acesso às duas torres, pelo que o percurso e a organização dos conteúdos têm implícita a fruição dos dois espaços de forma integrada”, adianta a autarquia em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo a nota, segue-se a inauguração do Centro de Bem-Estar Animal (11h30), um equipamento que surgiu “a partir de uma intervenção no antigo Parque de Leilões de Gado que em tempos existiu na cidade e cujo edifício e terreno envolvente foram adquiridos pela autarquia”.

“Com uma área total de mais de 8.000 m2, cerca de 6.000 m2 serão de espaço verde exterior tendo em vista o bem-estar dos cães e gatos que aqui forem acolhidos, sem prejuízo para o bem-estar da comunidade”, lê-se.

A nota adianta que o novo equipamento também acolherá o Gabinete Médico Veterinário Municipal, “responsável por assegurar o cadastro da população canina e felina do concelho, garantir o seu controlo, manter ações inerentes à profilaxia da raiva e de outras doenças, promover a captura, remoção, apanha, tratamento e detenção de animais, bem como a redução do abandono e o fomento da adoção responsável”.

Para as 15h00, está agendada a inauguração, no Parque Municipal da Trincheira, do carro do canhão (uma peça de artilharia do século XV que foi restaurada) e do “Photopoint” (15h30).

Pelas 16h00, serão inauguradas as obras de requalificação da sede da Junta de Freguesia de Pinhel, terminando o programa do feriado municipal com um espetáculo de António Zambujo (Largo dos Combatentes, 21h30).

PROGRAMA
25 agosto | Dia da Cidade

10h00 | Paços do Concelho
– Hastear das Bandeiras, com interpretação do Hino Nacional e do Hino de Pinhel pela Banda Filarmónica de Pinhel, e Guarda de Honra pelos Bombeiros Voluntários Pinhelenses
– Sessão Solene comemorativa do 251º aniversário da elevação de Pinhel à categoria de cidade, com intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Pinhel, Rui Manuel Saraiva Ventura

10h45 | Castelo
Inauguração do Centro Interpretativo do Castelo e Territórios de Pinhel

11h30 | Bairro da Damada
Inauguração do Centro de Bem-Estar Animal

15h00 | Parque Municipal da Trincheira
Inauguração do Carro do Canhão

15h30 | Parque Municipal da Trincheira
Inauguração do Photopoint

16h00 | Rua Conde Ferreira
Inauguração das obras de requalificação da sede da Junta de Freguesia de Pinhel

21h30 | Largo dos Combatentes
Concerto António Zambujo


Conteúdo Recomendado