Cidade da Guarda faz da neve um polo de atração

https://scontent.flis5-1.fna.fbcdn.net/t31.0-8/15195880_1630047167021490_3020957110228053968_o.jpg

O presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, disse hoje à agência Lusa que o município deu uma resposta eficaz à queda de neve, que considera um “polo de atração e não um bloqueio à economia e ao turismo” de inverno.

Segundo o autarca, as várias entidades envolvidas no dispositivo municipal que atua em episódios de neve e de gelo responderam de forma eficaz e a cidade funcionou normalmente.

Neste dia “nada está bloqueado, a economia funciona normalmente, as escolas funcionam normalmente”, afirmou.

“Está absolutamente tudo resolvido, como eu sempre disse, nós estamos preparados para fazer prevenção”, disse o autarca, referindo que apenas algumas ruas mais íngremes da cidade estiverem cortadas à circulação até meio da manhã, apenas por questões de segurança.

Explicou que desde as 01:00 “estiveram mais de 50 homens na rua, preparadíssimos”, e que espalharam “mais de 30 toneladas de sal” para derreter a neve nas várias artérias da cidade mais alta do país.

“Mas temos mais 200 [toneladas de sal-gema] em armazém, ou seja, estamos preparados, respeitando a Natureza”, vincou.

O presidente da autarquia da Guarda referiu que “com a grande mobilização” dos trabalhadores do município e “de uma boa coordenação com as mais variadas entidades” conseguiu-se fazer da neve na Guarda “um polo de tração e não um bloqueio à economia e ao turismo de inverno”.

A Câmara Municipal da Guarda definiu há três anos o plano de atuação em caso de queda de neve, que é reforçado e atualizado anualmente.

O Plano Operacional Municipal para Episódios de Neve no Concelho da Guarda inclui a Câmara Municipal da Guarda, o Comando Distrital de Operações de Socorro, a Infraestruturas de Portugal, os Bombeiros Voluntários de Guarda, Gonçalo e Famalicão da Serra, a PSP, a GNR, a Unidade Local de Saúde, as concessionárias das autoestradas e várias Juntas de Freguesias, entre outras entidades.

Para Álvaro Amaro, “é bonito de ver quão empenho existe entre todos, para que a Guarda não seja uma cidade bloqueada pela neve, mas uma cidade com mais atração pelo facto de ter neve”.

Referiu ainda que entre os dias 01 e 25 de dezembro a autarquia vai promover a “Cidade Natal” e desejou que “possa continuar a cair neve” nos próximos tempos para dar um colorido diferente à iniciativa de animação natalícia.

O autarca lançou mesmo um apelo aos turistas e aos residentes em outros pontos do país: “Venham à Guarda, a Guarda torna-se ainda mais ‘Cidade Natal’ com esta beleza que é a neve, porque a neve, fruto deste trabalho que dezenas de homens fazem em boa coordenação que o município desenvolve, nós transformamos aquilo que poderia ser um bloqueio, numa grande atração”.

“Venham à Guarda, mesmo que porventura não possam subir ao ponto mais alto da Serra da Estrela, venham ao ponto mais alto da cidade mais alta do país, porque ela se torna ainda mais bonita”, concluiu.


Conteúdo Recomendado