Beiras e Serra da Estrela estabelece parceria com agência de notícias espanhola

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) vai estabelecer uma parceria com a agência de notícias espanhola Efe, que visa a instalação de uma delegação daquela agência em Vilar Formoso, distrito da Guarda.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da CIM-BSE, Paulo Fernandes, adiantou que esta parceria se enquadra na estratégia de promoção do território, estando prevista a atribuição à Efe de um apoio financeiro de cerca de 20 mil euros para um ano.

“É uma colaboração que se enquadra dentro do que é a nossa linha de intervenção na componente transfronteiriça, que é aliás um elemento central da política de desenvolvimento de todo este território e que pretende dar informação sobre aquilo que existe e se faz deste lado da fronteira, com especial incidência para o território das Beiras e Serra da Estrela”, explicou.

Paulo Fernandes, que também preside à Câmara Municipal do Fundão, destacou ainda a importância de se estabelecer uma “aposta informativa continuada” em Espanha, com especial enfoque na região transfronteiriça, que encerra “grandes oportunidades” e que deve ser olhada como “um prolongamento do mercado português”.

“Sentimos que há um grande défice de informação em ambos os lados da fronteira, ou seja, nós portugueses conhecemos muito pouco do que está a ser feito do lado de lá da fronteira e o mesmo acontece em relação ao que a vizinha Espanha sabe sobre nós. Esse é um défice de informação que gostaríamos de reduzir e, como tal, assinamos este protocolo para ajudar naquilo que possam ser as condições necessárias para que a agência Efe possa criar uma estrutura permanente do lado português”, referiu.

O autarca lembrou que tal deverá permitir uma “aproximação muito maior da agência aos que possam ser os conteúdos noticiáveis do território Beiras e Serra da Estrela”, mas ressalvou que não existe qualquer compromisso relativamente ao volume noticioso, visto que tal compete apenas às decisões editoriais da Efe.

A referida delegação ficará nas antigas instalações do Centro de Desenvolvimento Transfronteiriço, em Vilar Formoso, localização escolhida pela dimensão simbólica desta localidade, que é a principal porta de entrada terrestre em Portugal.

A assinatura do protocolo está marcada para hoje às 18 horas nas referidas instalações, sendo que o acordo tem vigência de um ano, podendo depois ser renovado.

A CIM-BSE é constituída por 15 municípios: 12 do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Meda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e três do distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).


Conteúdo Recomendado