Aldeia Natal do concelho de Seia para visitar até ao dia 6 de janeiro

https://www.facebook.com/cabecaaldeianatal/?fref=ts

A aldeia de Cabeça, no concelho de Seia, transforma-se em “Aldeia Natal” pelo quarto ano consecutivo e oferece aos visitantes uma proposta diferente, inspirada nos valores da quadra e longe do consumismo dos grandes centros.

Até ao dia 06 de janeiro, aquela pequena aldeia do concelho de Seia, na Serra da Estrela, acolhe o evento “Aldeia Natal”, prometendo aos visitantes “uma festa inspirada nos valores do Natal onde se vivencia, de forma simples e autêntica, a magia desta época, num conceito bem distante do consumismo exacerbado”, anunciou a organização.

“Uma aldeia genuína. Por mãos de gente genuína” é a proposta de Natal daquela que se assume como sendo a “mais sustentável aldeia de montanha do país”.

A organização refere, em nota enviada à agência Lusa, que a iniciativa assenta num conceito “distante do consumismo dos espaços comerciais e dos grandes eventos de recriação natalícia”.

Ali, os visitantes encontram “uma aldeia genuína em que os habitantes abrem as portas das suas casas, transformando a aldeia e as suas ruas num verdadeiro mercado de Natal”.

Os 190 moradores trabalharam vários meses na elaboração dos enfeites natalícios que vão decorar as ruas da povoação, todos eles feitos com recurso aos elementos naturais da montanha e aos desperdícios de lã das fábricas têxteis da região.

“Nas pitorescas ruas da aldeia, o visitante encontra uma decoração criativa e ecológica, onde não faltam presépios, estrelas, candelabros e grinaldas naturais, feitas pelos habitantes da aldeia, que cobrem as fachadas e a imponente árvore de Natal ecológica”, adianta a organização.

As luzes de Natal, à semelhança do que acontece com a iluminação pública, são de tecnologia LED, é também referido.

Na localidade transformada em “Aldeia Natal” podem ser adquiridos enfeites natalícios que, além de naturais, “são feitos com o carinho e a paixão dos habitantes da aldeia”.

“E porque estamos em plena Serra da Estrela, não poderiam faltar as iguarias de Natal imprescindíveis à mesa de qualquer família portuguesa: o queijo Serra de Estrela, o requeijão de Seia, as compotas, os frutos secos e até os chocolates inspirados nos aromas da montanha”, sublinham os promotores do evento natalício.

O programa de animação inclui contos infantis, oficinas temáticas, músicas de Natal, exposições de fotografia e presépios ecológicos, entre outras propostas.

As crianças também podem usufruir, pela primeira vez, da “aldeia dos pequenitos”, um espaço criado pelos habitantes de Cabeça que promete “fazer as delícias dos mais novos”.

O evento “Cabeça Aldeia Natal” é promovido pela Comissão de Baldios de Cabeça e pela Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, com o apoio do Município de Seia e da União das Freguesias de Vide e Cabeça.

Pode consultar todas as informações sobre o evento aqui.


Conteúdo Recomendado