“Astronomia no Verão” inicia hoje em Valhelhas

A primeira sessão de observação noturna, organizada pela ADM Estrela, realiza-se hoje, dia 18 de julho, às 22 horas, em Valhelhas.

A ADM Estrela – Associação Social e Desenvolvimento vai promover várias sessões de observação astronómica noturna nos concelhos de Guarda, Pinhel, Penamacor, Sabugal e Manteigas, a decorrer até ao dia 24 de agosto.

A primeira iniciativa “Astronomia no Verão” acontece hoje, dia 18 de julho, às 22 horas, em Valhelhas, no campo de jogos junto ao Parque de Campismo. As sessões de observação prosseguem ao longo do mês de agosto em Vale de Estrela (2), Guarda (3), Pinhel (9), Penha Forte (10), Águas (15), Sortelha (17), Manteigas (23) e Aldeia do Bispo (24).

Segundo a organização, a sessão consistirá numa apresentação oral com observação à vista do céu noturno, seguida de observação com recurso a equipamento específico, nomeadamente telescópio e binóculos. Nestas sessões, consoante a noite e as condições atmosféricas, será possível observar objetos astronómicos como planetas e as suas luas, enxames, galáxias vizinhas, assim como a Lua terrestre e as características da sua superfície.

Esta atividade está inserida no âmbito do programa Ciência Viva no Verão em parceria com a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Para mais informações, AQUI.




Conteúdo Recomendado