ASTA assinala 15 anos dedicados às artes de palco

http://www.urbi.ubi.pt/media//2015-01-783___06___cult___diario_em_madrid.jpg

A produção de espetáculos, que já foram vistos nos quarto continentes, mas muitas outras atividades marcaram os primeiros 15 anos da companhia profissional covilhanense.

“15 anos a tecer histórias”. É desta forma que a ASTA descreve o percurso iniciado a 4 de maio do ano 2000. Um período que levou a companhia profissional dedicada às artes de palco com sede na Covilhã a quatro continentes e a muitas localidades portuguesas. Locais onde o público teve oportunidade de ver as produções de um grupo que tem por base o teatro, mas que “abraça todas as artes por igual”, como salientam os seus responsáveis.

“Desde a sua origem a ASTA procura a originalidade e a diferença a fim de alcançar a individualidade nas suas criações, nos métodos e nas linguagens, reinventando clássicos, desenvolvendo formas inovadoras de atuar, usando novas formas de expressão e recorrendo às novas tecnologias como ferramentas importantes de criação”, descreve a companhia que, ao longo dos anos, desenvolveu atividades culturais alargadas.

Entre elas estão o serviço educativo, criação e produção de peças de teatro, edições, performances, animações, intercâmbios, residências, formações e workshops em várias áreas. De destacar ainda a organização do Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior, em parceria com o TeatrUBI – Grupo de Teatro da Universidade da Beira Interior.

A estrutura profissional partiu diversas vezes da Covilhã para mostrar o seu trabalho em locais tão distantes como o Brasil, Costa Rica, Venezuela, Marrocos, Turquia, Alemanha, França ou na vizinha Espanha. Em Portugal, esteve em localidades dos distritos de Aveiro, Beja, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal e Viana do Castelo.

Em termos assistentes, de acordo com a companhia, “até ao final do ano 2014, a ASTA contou com 124.371 espetadores nas suas produções, a nível nacional e internacional, e com 48.469 espetadores em festivais (grupos nacionais e estrangeiros)”.


Conteúdo Recomendado