Associação do Jarmelo assinala Jornadas Europeias do Património

No dia 29 de setembro, a Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo assinala as Jornadas Europeias do Património com uma visita às escavações arqueológicas no Castro do Jarmelo.

No dia 29 de setembro, a partir das 16 horas, a Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo assinala as Jornadas Europeias do Património, dedicadas ao tema “Artes, Património e Lazer”, com um conjunto de atividades no Castro do Jarmelo.

Segundo a Direção Geral do Património Cultural, pretende-se com este tema “destacar as muitas facetas do património ligadas às artes, como fonte de entretenimento, e ao lazer, que nos permitem a todos viver outras dimensões da vida quotidiana”.

As atividades iniciam na Casa Museu com a palestra “As pedras que os construtores rejeitam”, a cargo de Tiago Ramos, seguindo-se uma visita guiada às escavações arqueológicas da Igreja de Santa Maria. As escavações no Castro do Jarmelo iniciaram em 2018, por Tiago Ramos, no âmbito de um projeto de doutoramento em Arqueologia na Universidade de Salamanca (Espanha), com o apoio logístico do Município da Guarda. No local, conhecido por Santa Maria, as prospeções arqueológicas foram realizadas por três arqueólogos que, entre os dias 19 e 23 de agosto, contaram com a colaboração de oito jovens que participaram num curso de Verão do Museu da Guarda sobre Introdução à Arqueologia.

Seguidamente, as ruínas do Castro do Jarmelo acolhem um concerto recital de guitarra com João Amaro, jovem natural da Guarda.


Conteúdo Recomendado