Associação cultural do Vale do Côa lança sessões de cinema gratuitas

A Associação para a Promoção da Arte e Cultura do Vale do Côa (APDARC) está a programar sessões de cinema gratuitas, de periodicidade mensal, dirigidas ao público da região do Douro e Côa. «Queremos motivar a população do Douro Superior para assistir a produções cinematográficas mais ousadas e começá-la a preparar para eventos como o […]

A Associação para a Promoção da Arte e Cultura do Vale do Côa (APDARC) está a programar sessões de cinema gratuitas, de periodicidade mensal, dirigidas ao público da região do Douro e Côa.
«Queremos motivar a população do Douro Superior para assistir a produções cinematográficas mais ousadas e começá-la a preparar para eventos como o Cine-Côa, festival de cinema que se realiza em Vila Nova de Foz Côa», disse hoje à agência Lusa o novo presidente da APDARC, João Trabulo. A iniciativa denomina-se “Cinema no Mundo” e as sessões serão exibidas no Auditório Municipal de Vila Nova de Foz Côa, seguidas de um debate com realizadores, produtores e críticos cinematográficos. Para 2013 está prevista a exibição um conjunto de filmes «emblemáticos» da história do cinema, com particular enfoque no cinema português.«”Quanto ao primeiro trimestre, estão já programados os filmes ‘Sem Companhia’, de João Trabulo, ‘A Estrada’, de Federico Fellini, e ‘As Horas do Douro’, de António Barreto e Joana Pontes», avançou o realizador. A APDARC associa-se desta forma à Periferia Filmes e à Câmara de Foz Côa na organização do CINECOA – Festival Internacional de Cinema de Foz Côa, que ocorre todos os anos em setembro e a muitos outros eventos culturais previstos para o Vale do Côa e Douro Superior a começar já este mês. A Associação liderada por João Trabulo tem por objetivo desenvolver, promover e divulgar a região Norte, o Douro Superior e, em particular, o Vale do Côa, nas suas vertentes culturais, recreativas, sociais e artísticas. «A ideia passa também por criar sinergias culturais com diversas entidades, já que foram estabelecidos acordos com o Museu do Douro, ou o Teatro Municipal da Guarda, no sentido de fazer circular várias ações ao longo do ano nas suas regiões de influência», frisou João Trabulo.

Conteúdo Recomendado