Arquitecta da Capela Escutista de Idanha nas 50 mais importantes do Mundo

A arquitecta Helena Vieira, sócia-fundadora do atelier Plano Humano Arquitectos, responsável pelo projeto da Capela de Nossa Senhora de Fátima, em Idanha-a-Nova, está entre as 50 mulheres de referência na arquitectura mundial.

Helena Vieira é a única portuguesa presente na lista dos 50 nomes femininos que lideram a arquitectura internacional, divulgada pelo site de arquitectura “Architizer”.

Na lista figuram arquitectas que se destacaram nos últimos cinco anos dos prémios de arquitetura Architizer A+, incluindo nomes como Odile Decq, Kazuyo Sejima do atelier SANAA (Prémio Pritzker 2010) ou Yvonne Farrell e Shelley McNamara (Grafton Architects), recentemente laureadas com o Prémio Pritzker 2020.

O atelier Plano Humano Arquitectos, que Helena Vieira formou com Pedro Ferreira em 2008, obteve prémios nas últimas duas edições dos A+ Awards, com o projeto da Capela de Nossa Senhora de Fátima, no Campo Nacional de Atividades Escutistas, em Idanha-a-Nova, em 2018; e depois com o projeto do edifício “Lisbon Wood”, em Lisboa, já em 2019.

A Capela de Nossa Senhora de Fátima é uma das obras mais premiadas do atelier, com diversas vitórias e nomeações nos principais prémios mundiais de arquitectura.

A inspiração para esta construção nasceu do âmago da experiência escutista: a vida ao ar livre, o acampamento, a tenda, a sobriedade e simplicidade das construções e estilo de vida.


Conteúdo Recomendado