Ar da Guarda em destaque na Biblioteca Municipal

O ar da Guarda é o tema em destaque na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), durante o mês de maio, quando se assinalam os 106 anos da inauguração do antigo Sanatório Sousa Martins. «Desde o início do século passado que a Guarda, pela localização e excecionais condições atmosféricas, se afirmou como espaço de saúde e […]

O ar da Guarda é o tema em destaque na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL), durante o mês de maio, quando se assinalam os 106 anos da inauguração do antigo Sanatório Sousa Martins.
«Desde o início do século passado que a Guarda, pela localização e excecionais condições atmosféricas, se afirmou como espaço de saúde e bem-estar», assinala a BMEL, lembrando que, por esse motivo, no dia 18 de maio de 1907, foi inaugurado o Sanatório Sousa Martins. «Esta infraestrutura possuía os mais sofisticados equipamentos de climoterapia metódica e beneficiava de um clima de montanha que se caracterizava por baixa pressão atmosférica, ar puro e seco, elevada ozonização, grande luminosidade e escassos nevoeiros», acrescenta. Durante o mês de maio, no átrio da sala nau de ícaro, está patente uma mostra bibliográfica relativa ao ar da Guarda.

Conteúdo Recomendado