Aquilo Teatro comemora os seus 40 anos com o espetáculo "Aquilómetros"

A estreia é esta quinta-feira, no TMG, às 21h30, e repete-se nos dias 24 e 25 à mesma hora.

O Aquilo Teatro comemora os seus 40 anos com o espetáculo “Aquilómetros”, com estreia esta quinta-feira, dia 23 de março, às 21h30 no Teatro Municipal da Guarda (TMG) e que se repete nos dias 24 e 25 à mesma hora.

Trata-se de uma viagem pela história, contando estórias criadas através da memória como explica uma nota informativa. “Este é o culminar de um ano de projetos, criados em torno da celebração do 40° aniversário do Aquilo Teatro. Projeto que promoveu o encontro e a partilha entre jovens criadores emergentes e artistas espalhados pelo mundo, que em algum momento fizeram parte da história do Aquilo Teatro. Esta equipa multidisciplinar integra mais de 10 criadores que vivem na Guarda ou fizeram da Guarda a sua casa a dado momento da sua vida” acrescenta.

Esta coprodução com o TMG teve o seu processo de criação dividido em três residências artísticas. A primeira, na área do Teatro, juntou Paulo Miranda, antigo encenador e cooperante do Aquilo, atualmente a residir em Barcelona e a trabalhar como ator, Lara Canelas e Maria Miguel, jovens atrizes que têm vindo a colaborar com o Aquilo, que culminou na apresentação em agosto de 2022 numa peça de teatro. A segunda residência, na área da dança, juntou Bruno Brazete, cooperante do Aquilo, que atualmente reside em França e colabora regularmente como bailarino na Ópera de Paris, a Sara Aliácar, Catarina Flor, Verónica Calheiros, Sílvia Amaral e Maria Cairrão, e que apresentaram um espetáculo de dança em fevereiro de 2023. A terceira e última residência, na área da música, partiu das edições musicais dos 40 anos do Aquilo, juntando César Prata, cujo nome se encontra ligado a inúmeros discos, quer como compositor, arranjador, criador, intérprete ou técnico, a Lara Amaral, cooperante do Aquilo, que concluiu em 2020 o 8º grau no Conservatório de Música em flauta e piano, e que resultou na apresentação em março de 2023 num espetáculo musical.


O resultado do encontro destes criadores é o espetáculo “Aquilómetros”, com coordenação e direção artística de Vítor Freitas, que celebra os 40 anos do Aquilo Teatro, e que contará ainda com performance de luz a cargo de António Freixo, com videomapping de autoria de João Louro e Pushkhy, participação de Pedro Leitão, Carlos Morgado, João Manso, Susana Almeida, António Godinho, Vítor Freitas e Mafalda Gaudêncio Neto.


Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira do TMG. De sublinhar, que o espetáculo conta com o apoio financeiro do TMG e da DGArtes.


Conteúdo Recomendado