Apresentação do projeto 1º Andar pela Quarta Parede na Covilhã

Quarta Parede apresenta novo projeto, 1º Andar – mostra de criadores emergentes 2014 e anuncia termino do projeto NÓS – Projeto de Ação Social e Artística.

Estão escolhidos os projetos que vão participar em mais uma edição do 1º Andar – mostra de criadores emergentes.  Projeto Vénus de Fran Blanes a.k.a Franes, Kinowaltz de Tereza Havlickova e Matilda Carlota de Jonas Lopes, foram os três projetos escolhidos de entre cerca de 22 candidaturas a concurso.

O Projecto Vénus estará em exibição dia 18 de novembro de 2014, às 21h30 e Kinowaltz estará dia 21 de novembro de 2014, às 21h30, ambos no Teatro das Beiras, na Covilhã. Matilda Carlota estará em cena dia 20 de novembro de 2014, às 21h30 no Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco.

É o sexto ano consecutivo que é realizada a mostra de criadores emergentes, e para muitos esta é a primeira oportunidade de mostrar os espetáculos fora das suas zonas de conforto criando um trampolim para sua carreira. São espetáculos de criadores  pouco conhecidos mas que têm tido uma boa aceitação. Muitos dos criadores são hoje referências em termos da criação nacional e internacional.

Rui Sena, diretor artístico da Quarta Parede, considera que este ano é o mais forte em termos de internacionalização, uma vez que apenas um dos participantes é português. Dizem que também é importante ter esta visibilidade e interesse de pessoas de outros países que querem mostrar o seu trabalho em Portugal. Para Rui Sena é importante dar atenção a estes criadores emergentes pois são poucas as organizações com a mesma estrutura que o fazem e também é uma forma de promover e renovar o tecido artístico, dando hipóteses as pessoas de ganharem experiência e terem uma referência nos seus currículos. O 1º Andar demonstra assim que um projeto iniciado no interior do país pode contribuir para concretizar o desejo de muitos destes criadores.

Não há preço fixo para os bilhetes, cada pessoa conforme as suas possibilidades dá o que pode, permitindo que todos possam usufruir destes espetáculos.

Após a apresentação do 1º Andar, foi anunciada o final do NÓS onde foi feito o balanço deste projecto que teve a duração de um ano.

O NÓS – Projeto de Ação Social e Artística foi desenvolvido pela Quarta Parede, em parceria com a Universidade da Beira Interior (UBI), através do UBIgual – Plano de Igualdade de Género da UBI.

Este projeto aliou a ação social e artística na promoção da igualdade de género, tendo como objetivos favorecer o empowerment dos grupos-alvo, estudantes universitárias e mulheres em situação de desemprego e promover a igualdade de género junto da comunidade através da implementação de duas componentes, o Empowerment Labs e o EmpoderArte, encontro sobre Igualdade de Género, Artes e Empowermwent.

Silvia Ferreira, assistente da direção da Quarta Parede considera que os objetivos foram alcançados e o empowerment dos grupos-alvo foi considerado nos programas de educação não formal que visam a participação de dois grupos de mulheres num processo multidisciplinar de ampliação de conhecimentos e competências transversais que procurou estimular a consciência de género vida cívica e laboral. Dos Empowerment Labs resultaram duas performances teatrais apresentadas no Teatro das Beiras protagonizadas pelas participantes destes dois laboratórios. A primeira foi apresentada em abril e a outra em junho.

A sensibilização da comunidade em geral fez-se através das quatro apresentações públicas de performances que resultaram  e do encontro EmpoderArte, realizado no dia 17 de outubro, onde se criou um espaço de debate sobre o projeto e as suas áreas de intervenção, nomeadamente junto dos alunos do ensino secundário e universitário, profissionais de diferentes áreas, organizações implicadas na promoção da igualdade de géneros e a comunidade em geral.

Em termos de resultados quantitativos, NÓS – Projeto de Ação Social e Artística envolveu 27 mulheres nos Empowerment Labs e 392 pessoas nas ações dirigidas ao público em geral.


Conteúdo Recomendado