"Ao Encontro da Semente" em Fornos de Algodres

A União de Freguesias de Juncais, Vila Ruiva e Vila Soeiro do Chão, no concelho de Fornos de Algodres, acolhe entre sexta-feira e domingo uma iniciativa denominada “Encontro das Sementes”.

“Ao Encontro das Sementes”, realizado com o objetivo de “promover a agricultura e o mundo rural”, segundo a organização, inclui exposições, conferências e oficinas, nas localidades de Juncais, Vila Ruiva e Vila Soeiro do Chão.

A organização tem vindo ao longo de todo o ano de 2015 a proceder ao levantamento do património vegetal que as gentes das Terras d’Além Mondego persistem em cultivar.

Todo o espólio de variedades de hortícolas, cereais e fruteiras, recolhido ao longo de todos estes meses de contactos com as populações, será agora apresentado numa exposição que estará patente na Casa da Cultura de Vila Soeiro do Chão, a partir de sexta-feira, dia 6 de novembro, e que dará abertura ” Ao Encontro da Semente”, que durante três dias reunirá um conjunto de iniciativas, distribuídas pelas três localidades: exposições, conferências e oficinas com o objectivo de promover a agricultura e o mundo rural.

Deste levantamento sairá identificado um conjunto de variedades que, pela sua singularidade, a autarquia em conjunto com esta associação, assumirá a responsabilidade de manter e propagar, por forma a nos próximos anos poder disponibilizar às respectivas populações as variedades agora identificadas e desta forma promover o seu cultivo e a sua perpetuação.

Apesar do adágio popular defender a ideia que ” Mais vale tarde do que nunca…”, a autarquia tem a plena consciência que, nos últimos anos, muitas variedades se têm perdido, processo que é agora impossível inverter, mas cuja tendência poderá e deverá doravante ser corrigida.

A atividade é organizada pela União de Freguesias de Juncais, Vila Ruiva e Vila Soeiro do Chão em parceria com a associação Colher Para Semear – Rede Portuguesa das Sementes Tradicionais e apoio  do Município de Fornos de Algodres, no âmbito do levantamento do património vegetal existente naquela região.

12186608_989097801149909_6548862856693329934_o


Conteúdo Recomendado