António Costa sublinha importância de apostar nas zonas de fronteira

O primeiro-ministro salientou que o Governo vai lançar, no próximo dia 20, a empreitada rodoviária para a conclusão da ligação do IP5 de Vila Formoso à fronteira espanhola.

A empreitada de ligação da autoestrada A25 a A62 entre Vilar Formoso e Fuentes de Oñoro, será lançada na próxima terça-feira, dia 20 de novembro, anunciou o primeiro-ministro António Costa, esta semana, durante um almoço da Câmara do Comércio e da Indústria Luso-espanhola, em Lisboa.

O líder do executivo português referiu-se também à próxima cimeira luso-espanhola, no próximo dia 21, em Valhadolid, para salientar que o tema, tal como há dois anos, em Vila Real, voltará a ser o desenvolvimento das regiões transfronteiriças.

António Costa lamentou que o que se passa na fronteira entre Portugal e Espanha é atípico relativamente àquilo que acontece nas regiões transfronteiriças no conjunto da União Europeia. No resto da Europa, as regiões transfronteiriças tendem a ser as mais ricas. Ao fim de séculos de costas voltadas, as regiões transfronteiriças ibéricas são das mais pobres e abandonadas.

Ao nível ferroviário, António Costa falou em investimentos para a eletrificação da linha do Minho entre Viana do Castelo e Valença, para a renovação das linhas da Beira Alta e da Beira Baixa e para a ligação do porto de Sines ao Caia.




Conteúdo Recomendado