António Costa inaugura hoje FIT 2016

O Primeiro-Ministro, António Costa, vai inaugurar hoje, às 19 horas, a 3ª edição da FIT – Feira Ibérica de Turismo, que decorre de 5 a 8 de Maio, no Parque Urbano do Rio Diz, na Guarda.

O presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro, referiu que a FIT vai ter 126 stands e deu ainda conta de outras alterações em relação ao ano passado, como a colocação de mais uma tenda de 500 m2, destinada ao turismo da natureza. O certame cresceu em relação ao ano anterior e ocupará, nesta edição, 7.500 m2 de área total coberta.
O investimento da FIT ronda os 230 mil euros com comparticipação prevista na ordem dos 85%. A estimativa é que passem pela Feira mais de 25 mil visitantes.
“Estamos perante uma feira que já é, hoje, uma referência nacional no domínio do turismo em Portugal”, disse o autarca, na conferência de imprensa de apresentação do certame que abre as portas pelas 17 horas.
Segundo Álvaro Amaro, a FIT é “uma marca surpreendentemente forte” que “já está muito para além das fronteiras da Guarda e de Portugal”.
“Estão cá expositores de Valença do Minho a Faro”, indicou, salientando que o certame tem este ano, como convidados, o Brasil e a Comunidade Autónoma de Castela e Leão (Espanha).
Com a FIT, a Câmara Municipal da Guarda pretende “promover a troca de experiências, abrindo as portas a novos mercados, bem como a produtos turísticos diferenciadores, e, ainda, dar a conhecer o património natural e histórico e a gastronomia, atraindo turistas, visitantes e também investidores”.
Segundo a autarquia, na lista de expositores do certame que tem por lema “Uma feira. Dois países. O mundo”, destacam-se regiões de turismo, agências de viagens, hotéis, termas, associações de municípios, autarquias, empresas ligadas ao desporto de aventura, gastronomia e artesanato.
Para além da oferta turística variada, o público que visitar a feira poderá ainda usufruir de um programa diversificado com concertos, atividades desportivas ao ar livre, caminhadas, entre outras iniciativas.


Conteúdo Recomendado