AMCB recolheu mais de 35 mil litros de óleos alimentares usados

A Associação de Municípios Cova da Beira (AMCB), em parceria com a ENERAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior e a BioSys, encontram-se em fase de conclusão da implementação de oleões para recolha de óleos alimentares usados nos municípios associados.

O projeto tem permitido ao longos dos últimos 2 anos dar cumprimento ao regime jurídico da gestão de óleos alimentares usados (OAU), bem como permitir sensibilizar a população em geral para a reciclagem deste tipo de resíduos.
Para além da importante intervenção da AMCB assim como dos municípios envolvidos, o regime jurídico em causa assenta na co-responsabilização e no envolvimento de todos os intervenientes no ciclo de vida dos óleos alimentares, como são os casos dos consumidores, dos produtores de óleos alimentares, dos operadores da distribuição, dos produtores de OAU e dos operadores de gestão. Deste forma, a AMCB desenvolveu uma plataforma on-line com a localização dos óleões na área geográfica da Associação de Municípios, para que o consumidor possa consultar qual o oleão mais perto de si e assim dar início ao processo de reciclagem e aproveitamento deste resíduo. Para informações ou consulta da localização dos oleões poderá aceder ao geo-portal da AMCB em http://sig.amcb.pt/oau.html .


Conteúdo Recomendado