AMCB instala Carregadores Elétricos em 16 Municípios

Trata-se de um investimento de 30 mil euros, “onde se pretende dar um pontapé de saída para a sensibilização” e sustentabilidade da região.

A Associação de Municípios da Cova da Beira, no âmbito do projeto apresentado ao Fundo Ambiental, vai instalar até ao final do ano 32 carregadores elétricos nos Municípios.

Segundo uma nota informativa, trata-se de um investimento de 30 mil euros, “onde se pretende dar um pontapé de saída para a sensibilização e necessidade de tomar mais medidas capazes de contribuir para a sustentabilidade da nossa região”.

Apesar de estar longe de ser um produto de massas, o automóvel elétrico deixou de ser uma tendência para ser uma certeza. As vendas têm sido alavancadas por uma maior consciencialização ambiental, tanto de particulares como dos Estados, que cada vez mais restringem a utilização de modelos com motor térmico. Exemplo é o compromisso assumido no final de 2016 pelos autarcas das cidades de Paris, Madrid, Atenas e Cidade do México de, até 2025, proibir a circulação de veículos Diesel nas suas cidades. Em Londres a opção foi a de obrigar, a partir de 1 de janeiro de 2018, todos os táxis a ser ou 100% elétricos ou capazes de circular em modo zero emissões.
O Fundo Ambiental tem por finalidade apoiar políticas ambientais para a prossecução dos objetivos do desenvolvimento sustentável, contribuindo para o cumprimento dos objetivos e compromissos nacionais e internacionais, designadamente os relativos às alterações climáticas, aos recursos hídricos, aos resíduos e à conservação da natureza e biodiversidade.

‘’Até ao final deste ano vamos ter instalados 32 carregadores nos 16 Municípios, é um passo importantíssimo para que possam surgir mais veículos elétricos, a AMCB quer potenciar e sensibilizar cada vez mais para a redução da pegada ecológica’’ refere a mesma fonte.


Conteúdo Recomendado