Aluno do Politécnico de Castelo Branco cria harpa laser

Atualmente em fase de protótipo, a harpa vai ser progressivamente melhorada e integrada num projeto empresarial a desenvolver no CEI.

Um aluno do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) criou uma harpa laser que vai ser integrada num projeto empresarial a desenvolver no Centro de Empresas Inovadoras (CEI).

“Este projeto permitiu-me elaborar um dispositivo que pudesse representar competências, temáticas e conhecimentos adquiridos ao longo do processo de aprendizagem na Escola Superior de Tecnologia (EST), bem como ser articulado e complementado com os meus conhecimentos e experiência no meio musical”, explica Miguel Fernandes, aluno de Engenharia Eletrotécnica e das Telecomunicações da EST.

Interrompendo um ou mais feixes óticos da harpa laser, um músico pode produzir sons.

O dispositivo desenvolvido é um controlador MIDI laser que, por si só, não produz som, sendo necessário ligá-lo a dispositivos geradores de som, compatíveis com o protocolo MIDI, tais como sintetizadores ‘hardware’, ‘samplers’, ou ainda ‘plugins’ num computador.

A harpa laser permite polifonia desde que o equipamento a ela ligado seja um equipamento polifónico e ainda capaz de selecionar escalas diferentes.

Graças a uma fita de LED incorporada na estrutura, permite também associar uma cor a uma escala musical ou a um conjunto de notas.
Atualmente em fase de protótipo, a harpa vai ser progressivamente melhorada e integrada num projeto empresarial a desenvolver no Centro de Empresas Inovadoras de Castelo Branco (CEI).


Conteúdo Recomendado