Aluno da UBI ganha bolsa do Governo do Japão

O trabalho desenvolvido por João Cardoso consiste na descoberta do mecanismo que leva as proteínas a adsorverem numa coluna de cromatografia.

João Cardoso, aluno de Biotecnologia da Universidade da Beira Interior (UBI) e atual investigador no grupo de biotecnologia e ciências moleculares do CICS, ganhou uma bolsa do Governo do Japão, após rigorosa seleção, que lhe permitirá desenvolver o doutoramento com o prestigiado investigador Professor S. Yamamoto, da Universidade de Yamaguchi.
O trabalho desenvolvido por João Cardoso no grupo de investigação da docente Cristina Cabral e que despertou a atenção do governo japonês consiste na descoberta do mecanismo que leva as proteínas a adsorverem numa coluna de cromatografia. Atualmente, alguns biofármacos usados para tratar cancro são extremamente caros (podem chegar a milhares de euros por tratamento), o que dificulta o recurso aos mesmos. 80% do seu custo provem da dificuldade da sua purificação, que se faz com uma técnica chamada cromatografia. “Os meus estudos vão ajudar a melhorar esta técnica para que seja mais eficiente, diminuindo o preço dos biofármacos, para que estes possam estar disponíveis para todas as pessoas, mais facilmente”, esclarece o aluno da UBI.
O governo japonês implementou um programa de atribuição de bolsas a estudantes estrangeiros desde 1954. Os candidatos são expostos a várias fases de seleção, que incluem testes de japonês e inglês e entrevistas na Embaixada do Japão, também em várias línguas. “Um dos passos mais difíceis é provar à Embaixada que somos candidatos onde vale a pena investir e conseguir a carta de recomendação da Embaixada. Segundo o que sei, apenas alguns alunos em Portugal conseguem a bolsa por ano devido aos vários requisitos”, refere orgulhoso João Cardoso que, desde a Licenciatura, tem um interesse especial no Japão, na sua cultura e no seu lado científico, que acha extremamente criativo. “Na licenciatura tive conhecimento destas bolsas atribuídas anualmente pelo Japão e comecei, desde então, a estudar japonês com um professor privado. Estudo japonês há quatro anos.”
Após conseguir a recomendação da Embaixada, o aluno da UBI foi aceite em duas universidades japonesas, nomeadamente as Universidades de Yamaguchi, em Yamaguchi, e Ristumeikan, em Kyoto. Já em janeiro foi definitivamente aceite e considerado oficialmente Bolseiro do Governo do Japão até 2018. O governo do japão assegurará as despesas de deslocação para o país e, após terminados os estudos na UBI, iniciará então o doutoramento sob a supervisão do Professor Yamamoto na cidade de Ube, em Outubro de 2016.
“Com esta grande oportunidade pretendo seguir a minha investigação, conhecer melhor a cultura japonesa e contribuir para a transferência de conhecimento científico. Fazendo também parte do Núcleo de Estudantes de Biotecnologia da UBI (UBIOTEC) e tendo já organizado eventos nacionais, pretendo contribuir para unir mais as duas universidades na área da investigação em ciências da saúde”, remata João Cardoso.


Conteúdo Recomendado