Alunas da UBI vencem prémio na área da saúde

Adriana Machado e Rita Martins, alunas da faculdade de ciências da saúde da Universidade da Beira Interior (UBI) foram as vencedoras da décima edição do prémio “Angelini”. A cerimónia decorreu ontem no pavilhão do conhecimento em Lisboa.

O projeto desenvolvido pelas alunas da UBI tem como mote “sistemas digitais à toma da medicação para utilização em doentes em regime de hospitalização domiciliária” e consiste no desenvolvimento de dois sistemas digitais de monitorização da terapêutica medicamentosa oral que permitem aumentar a eficiência e a segurança da terapêutica domiciliária, tendo agora um apoio de cinco mil euros para a sua concretização.

Em comunicado, a empresa farmacêutica refere que este projecto pretende implementar “dois sistemas digitais de apoio à toma da medicação para utilização em doentes em regime de hospitalização domiciliária, tendo em vista melhorar a efectividade, a eficiência e a segurança da terapêutica medicamentosa oral e a qualidade dos registos, no processo clínico do doente. De forma a minimizar os erros de medicação e a falta de adesão à terapêutica, estes sistemas digitais portáteis, inovadores para a gestão da medicação no domicílio oferecem ferramentas eficazes: emitem lembretes para a toma da medicação no horário adequado e também um sinal no preciso momento da sua administração, que é registado em tempo real num sistema informático, ao qual o doente e os profissionais de saúde podem ter acesso por rede móvel”.


Conteúdo Recomendado