Alexandre Lote recandidata-se à Federação do PS da Guarda para mobilizar o partido

O socialista lidera a única candidatura à Federação Distrital da Guarda do PS que é conhecida até ao momento.

O socialista Alexandre Lote anunciou hoje, dia 12 de outubro, que é recandidato à presidência da Comissão Política Distrital da Guarda do PS, cujas eleições estão marcadas para o dia 4 de novembro, para “mobilizar o partido” e “projetar o distrito”.


Alexandre Lote, de 39 anos, atual vice-presidente da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, disse hoje à agência Lusa que a recandidatura a líder distrital do PS tem como lema “Mobilizar, Projetar, Concretizar a Guarda”.


A candidatura ao segundo mandato surgiu por reconhecer que o primeiro mandato, apesar de ter ficado marcado pela pandemia por covid-19, tem um balanço “genericamente bom”.


“Nós conseguimos credibilizar a estrutura junto dos órgãos nacionais e da sociedade civil da Guarda. A nível dos resultados eleitorais, tivemos um resultado que globalmente não foi aquilo que esperávamos nas autárquicas de 2021 e tivemos um extraordinário resultado nas eleições legislativas de 2022, em que o maior crescimento do PS no país aconteceu no distrito da Guarda”, afirmou.


Perante a “boa autoavaliação” dos resultados alcançados, o socialista considerou oportuno apresentar-se novamente a eleições e disponibilizar-se para “servir o partido nos próximos dois anos”.


Quanto aos objetivos da candidatura, explicou que têm por base três pilares: “mobilizar o partido”, “projetar o distrito” e “concretizar a Guarda”.


“Nós precisamos de mobilizar o partido, em todas as suas dimensões e em todas as suas estruturas, seja através do Departamento das Mulheres Socialistas, da Juventude Socialista, das estruturas concelhias, dos nossos autarcas. É importante mobilizar o partido para conseguirmos ter atividade diária em cada um dos concelhos, de modo que as populações olhem para o PS como o grande partido que é, e como uma alternativa de poder nos locais onde somos oposição, e como um bom partido de governação nos concelhos em que exercemos o poder autárquico”, explicou.


O segundo objetivo de Alexandre Lote é projetar o distrito da Guarda “tendo uma visão sustentada e crítica, reivindicativa, relativamente àquilo que são as grandes prioridades para o desenvolvimento da região”.


Por fim, no tocante ao terceiro pilar, adiantou que é sua intenção concretizar a Guarda “através do respeito pelos compromissos que o PS já assumiu” relativamente ao distrito e com base nas ideias que surgirem da reflexão que será feita junto da sociedade civil.


Numa carta que dirigiu aos militantes, Alexandre Lote convida cada um dos camaradas a acompanhar e a integrar o seu projeto que, “com base na proximidade, na dinâmica, na capacidade de auscultação e de intervenção irá honrar o passado, respeitar o presente e construir o futuro em cada um dos concelhos do distrito da Guarda”.


O socialista lidera a única candidatura à Federação Distrital da Guarda do PS que é conhecida até ao momento.


O ato eleitoral está marcado para o dia 04 de novembro e o prazo para entrega das listas termina no dia 27 de outubro.


Conteúdo Recomendado