Evento Terminado em 2021-11-07 00:00:00

Aldeia Histórica de Monsanto viaja pelas histórias de Fernando Namora

Início: 2021-11-06 00:00:00
Fim: 2021-11-07 00:00:00
Local do Evento: Aldeia Histórica de Monsanto
Entidade Promotora: Aldeias Históricas de Portugal

A Aldeia Histórica de Monsanto encerra, no próximo dia 6 de novembro, a edição deste ano do Ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa”.

Segundo a organização, “o último evento promete uma viagem pelo romance “A Noite e a Madrugada”, de Fernando Namora, que viveu em Monsanto e que se inspirou na Aldeia Histórica para este livro”. Devido à pandemia, a participação presencial será limitada, mas a transmissão por livestreaming, no Facebook das Aldeias Históricas de Portugal, permitirá a todos viver e sentir a festa em Monsanto.

Médico e escritor português, Fernando Namora foi um dos mais ilustres habitantes da Aldeia História de Monsanto. Fernando Namora exerceu atividade como médico municipal de Monsanto, entre outubro de 1944 e outubro de 1946. E foi inspirado pelo encanto daquela Aldeia Histórica, das suas gentes e histórias, que escreveu o romance “A Noite e a Madrugada”, em 1950.

Essa obra, juntamente com mitos e lendas que povoam o imaginário popular de Monsanto, vão servir de mote para a festa do Ciclo “12 em Rede” 2021, que chega à Aldeia Histórica de Monsanto, no próximo dia 6 de novembro. Em 2021, assinalam-se ainda os 500 anos da morte de D. Manuel I, monarca que imprimiu uma marca singular no nosso país e cujos ecos se fazem sentir em Monsanto, desde a arquitetura, à memória da presença judaica. O seu legado também será evocado no evento.

Assim, sob o mote “Histórias da Aldeia: Entre a Noite e a Madrugada”, aquele que será o último evento do Ciclo “12 em Rede” 2021 contará com várias atividades e surpresas para os habitantes e visitantes de Monsanto: visitas guiadas, rota pelos restaurantes e tascas, oficinas gastronómicas, palestras, mostra de produtos endógenos, entre outros.

Uma oportunidade única para saber mais sobre a cultura, a História e as tradições da Aldeia Histórica de Monsanto. A palestra “Novas abordagens ao Adufe tradicional”, por exemplo, leva-nos à descoberta de novas abordagens em torno do adufe, e a conversa “Melancolia, Fin del Mundo y Renascimento Ibérico Peninsular” , transporta-nos para os contextos da Península Ibérica tardo-medieval, o tempo vivido pelo rei D. Manuel I, num convite à reflexão acerca do conflito entre melancolia e fim-de-mundo, presentes na música desta época.

O dia terminará com os concertos dos grupos musicais de música antiga e contemporânea Sete Lágrimas e Ensemble Med. Intitulado “1515: O Rinoceronte de Dürer”, este momento musical de Ensemble Med, criado em residência artística no território, desconstrói o universo da expansão marítima que tanto marcou o reinado de D. Manuel I.

A inscrição, que é gratuita mas necessária, pode ser feita para a totalidade do evento ou apenas para um momento específico, como um concerto ou uma visita guiada – sendo que o limite de participantes dependerá do espaço e da tipologia de cada atividade. Pode inscrever-se junto do Gabinete de Turismo de Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, presencialmente ou através do número de telefone 277202900 ou e-mail turismo@cm-idanhanova.pt ou do Posto de Turismo de Monsanto (presencialmente).

Este evento é promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do Município de Idanha-a-Nova, Junta de Freguesia da União de Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha, Associações e Agentes económicos locais. Uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

Programa do evento e limite de participantes:

6 de novembro

Entra e Come!
Uma volta por restaurantes e afins
Local: espaços de restauração de Monsanto

10h – Palestra| Aula Novas abordagens ao Adufe tradicional
Local: Forno
12 pax em simultâneo (máx)

10h – 12h – Visita Orientada| O Castelo de Monsanto: um lugar inexpugnável
Local: Posto de Turismo/Centro de Interpretação de Monsanto

11h – 17h – Mostra de Produtos Endógenos
Local: Posto de Turismo/Centro de Interpretação de Monsanto

12h – Conversa | “ Melancolia, Fin del Mundo y Renascimento Ibérico Peninsular”
Local: Forno
30 pax máx

14h – 15h – Oficina dos Sabores | Novos ou Velhos, sempre Bio! | LiveStreaming
Local: GeoHotel-Escola de Monsanto
10 pax máx

16h – 17h – Palestra | Monsanto: a Noite Inquisitorial e a Madrugada Criptojudaica
Local: Posto de Turismo/Centro de Interpretação de Monsanto
30 pax máx

18h – 19h – Visita Orientada| Porta a Porta: de Sto. António ao Espírito Santo
Início: Posto de Turismo/Centro de Interpretação de Monsanto
12 pax máx

21h00 – Concerto | Diáspora, por Sete Lágrimas LiveStreaming
Local: Igreja Matriz de Monsanto
Sujeito à lotação do espaço

22h30 – Concerto | O Rinoceronte de Dürer, por Ensemble Med – Streaming
Local: gravado na Capela de S. Pedro de Vir-a-Corça

7 de novembro

Entra e Come!
Uma volta por restaurantes e afins
Local: espaços de restauração de Monsanto

10h30 – 11h30 – Visita Orientada| Histórias da Aldeia entre a Noite e a Madrugada – Um Mistério de Árvores Feito
Início: Largo da Relva
12 pax máx


Conteúdo Recomendado