Aldeia do Sabugal organiza concerto de primavera com músicos espalhados pela serra

A Escola de Música de Bendada, no concelho do Sabugal, promove no sábado um concerto de primavera com jovens músicos que vão estar espalhados pela serra e que interpretarão peças musicais enquanto os participantes caminham.

O passeio/concerto intitulado “Há música na Serra”, começa pelas 15h30 e tem finalização prevista para as 18h30.

Segundo a organização, naquele dia será realizado “um concerto de primavera com jovens músicos espalhados pela serra acima, que vão brindando os caminhantes com peças especialmente selecionadas para a ocasião, enquanto sobem até ao ponto mais elevado, a cerca de 900 metros de altitude”.

O concerto de primavera tem características únicas e é realizado num local “com uma envolvente natural onde pontuam a aldeia medieval de Sortelha, a nascente, a [serra da] Gardunha, a sudoeste, e a Serra da Estrela, a poente”.

“Ao longo do passeio, que começará pelas 15h30, propõe-se a paragem na Eirinha para contemplar a paisagem, digna de uma longa pausa com música de fundo, e para apreciar as cores e os aromas das maias e do rosmaninho, que nesta altura cobrem a serra de amarelo e lilás”, sustentam os promotores.

No topo da serra, pelas 18h30, haverá um concerto final, na capela de Nossa Senhora do Castelo, seguido de um pequeno lanche oferecido pela Junta de Freguesia de Bendada.

A iniciativa, que é organizada pela primeira vez, pretende destacar a formação musical que é proporcionada às crianças e aos jovens da Bendada, dado que a música “tem-se revelado uma saída profissional quer pela via do ensino, quer pela via do próprio exercício da atividade musical”.

Com o evento “Há música na Serra”, que envolve cerca de 40 músicos, que atuam em seis pontos do percurso, junta-se “o que a Bendada tem de melhor ao nível musical com o que tem de melhor em termos de turismo de natureza”, disse hoje à agência Lusa fonte da organização.

“Os estilos musicais previstos para este concerto variam entre o jazz, a música popular, clássica e filarmónica. Também está previsto um momento de poesia”, referiu a fonte.

A Escola de Música de Bendada existe há quase 20 anos e forma crianças e jovens nas mais variadas especialidades e instrumentos musicais.

“Daqui já saíram vários músicos não apenas para a Banda Filarmónica da Bendada, com mais de 140 anos de existência, mas também para várias orquestras e filarmónicas nacionais”, refere a organização, indicando que a formação tem atualmente 38 elementos.

Alguns músicos locais, depois de terem frequentado conservatórios da região, “começam a ganhar visibilidade a nível internacional, especialmente na guitarra clássica, piano, violino e violoncelo”, acrescenta.

Aquela Escola de Música do concelho do Sabugal, no distrito da Guarda, é dirigida pelo maestro Luís Andrade e pelo presidente da direção, Filipe Fernandes.

“Há cerca de 20 anos que estes dois músicos, e também professores, recolhem em toda a freguesia as crianças e jovens uma vez por semana, ao sábado, proporcionando-lhe formação musical”, é referido.


Conteúdo Recomendado