Segundo o AECT, uma das intervenções, já concluída, contemplou a recuperação dos lavadouros públicos da aldeia de Freineda, no concelho de Almeida.
A zona de intervenção, segundo uma nota do AECT enviada hoje à agência Lusa, está situada na área urbana de Freineda e é integrada por um riacho, por várias árvores e pelos lavadouros.
“As obras envolveram o desmonte dos pilares que conformam o atual lavadouro, a construção de um muro de modo a nivelar o terreno para servir de base para as pedras do lavadouro, e, finalmente, foi colocada uma comporta metálica”, explica a fonte.
Com a intervenção foi potenciado o uso da estrutura e o seu reconhecimento enquanto património histórico e cultural da localidade, indica.
O AECT anuncia ainda que conclui este mês mais três intervenções ambientais no concelho do Sabugal.
Em Aldeia Velha, a intervenção contempla obras no passeio pedonal do Parque das Eiras, junto do rio Cesarão, para uso recreativo.
Na área da freguesia de Malcata está em curso a recuperação de antigas poças, em pleno coração da Serra da Malcata, e foi construída uma passadeira de madeira que permite atravessar a Ribeira Porqueira, bem como a sinalização dos pontos mais importantes da zona.
Já os trabalhos na cidade do Sabugal consistem na instalação de um parque biossaudável na praia fluvial do rio Côa, segundo a nota do AECT Duero/Douro.
Os quatro projetos estão inseridos no programa de recuperação integral e sustentável das áreas naturais da fronteira de Portugal e Espanha, denominado Frontera Natural, que tem um orçamento global de 800 mil euros, sendo 600 mil euros cofinanciados pela União Europeia através do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP) 2007-2013.
O AECT Duero-Douro, um organismo transfronteiriço que reúne várias entidades de Portugal e Espanha, adianta que está a realizar mais de 100 obras de recuperação integral e sustentável de espaços degradados em 100 aldeias da fronteira abrangidas pela sua área de intervenção.