Aeródromo de Castelo Branco recebe Festival Aéreo

O aeródromo de Castelo Branco recebe, no dia 12 de maio, um festival aéreo promovido pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia Aeronáutica da Universidade da Beira Interior, que conta com a participação de 15 aeronaves.

O evento é organizado pelo AEROUBI – Núcleo de Estudantes de Engenharia Aeronáutica da Universidade da Beira Interior (UBI) e está integrado no Encontro Nacional de Aeronáutica que decorre entre os dias 09 e 12 de maio, com a realização de diversas iniciativas, culminando a 12 de maio com o festival aéreo no aeródromo municipal de Castelo Branco.

“Esta é a 19ª edição do Festival Aéreo, sendo que desde 2015, que é realizado em Castelo Branco. Este ano contamos com a presença de 15 aeronaves, sendo o festival o culminar do Encontro Nacional de Aeronáutica”, explicou Rúben Meireles da AEROUBI.

Este responsável, que falava durante uma conferência de imprensa realizada na Câmara de Castelo Branco, adiantou que o orçamento para a realização do evento rondas os 13.500 euros.

O festival inclui espetáculos de acrobacia, experiências de voo e exposição de aeronaves, atividades que se vão desenrolar ao longo do dia no aeródromo municipal de Castelo Branco.

Contudo, o Encontro Nacional de Aeronáutica (ENA) começa no dia 09 de maio, na Covilhã, onde decorrem as jornadas de aeronáutica, uma feira de oportunidades e um jantar de gala.

O presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, realçou a qualidade do aeródromo municipal, uma infraestrutura que ainda recentemente recebeu mais de um milhão de euros de investimento na construção de uma torre de controle e de um hangar.

“Que este seja um momento não só para Castelo Branco, mas para a divulgação de toda a região. Ainda não está tudo concretizado, mas o aeródromo já tem servido alguns destes festivais. Honramo-nos de fazer a ligação entre a UBI, a Covilhã e Castelo Branco através deste aeródromo”, afirmou.

O autarca sublinhou ainda que a estratégia do executivo passa também pela concretização de um conjunto “forte” de eventos que servem para dinamizar e dar visibilidade ao concelho de Castelo Branco e a toda a região.

O diretor do Aeródromo Municipal de Castelo Branco, Luís Nobre, explicou que, antes da realização do festival aéreo, vai haver um exercício em que irão participar todas as entidades ligadas à segurança da infraestrutura.

“Temos a certeza que o festival se realiza com todas as condições de segurança”, disse.


Conteúdo Recomendado