AECT abre delegações

Cooperação transfronteiriça reforçada no âmbito da prevenção de incêndios florestais. O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Douro/Duero (AECT) abriu nove delegações para reforço da cooperação transfronteiriça ao nível da prevenção de incêndios florestais através do projecto “Self-Prevention”. Cinco das dependências ficaram instaladas em território português e as restantes quatro no lado espanhol. Em Portugal situam-se […]

Cooperação transfronteiriça reforçada no âmbito da prevenção de incêndios florestais.
O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Douro/Duero (AECT) abriu nove delegações para reforço da cooperação transfronteiriça ao nível da prevenção de incêndios florestais através do projecto “Self-Prevention”.
Cinco das dependências ficaram instaladas em território português e as restantes quatro no lado espanhol. Em Portugal situam-se nos concelhos de Mogadouro, Miranda do Douro, Freixo de Espada à Cinta, Vila Nova de Foz Côa e Sabugal, ao passo que as províncias de Zamora e Salamanca acolhem as delegações espanholas.
Recorde-se que o “Self-Prevention” visa a prevenção de incêndios florestais com recurso à reintrodução de 150 mil cabeças de gado caprino que, paralelamente, também ajudam no desenvolvimento económico e rural das zonas raianas dos distritos portugueses de Bragança e da Guarda, a par das províncias espanholas de Salamanca e Zamora.
O director geral do AECT, José Luís Pascual, avançou ao Jornal Nordeste que as novas delegações dispõem de um corpo de técnicos multidisciplinares que orientarão os interessados no repovoamento caprino e na criação de explorações modernas, funcionais e auto-sustentáveis. «Toda a estrutura deverá estar em funcionamento já no próximo ano, sendo importante a criação de mecanismos que permitam aos proprietários dos terrenos entenderem as vantagens do projecto», adiantou.
O “Self-Prevention”, um investimento de 48 milhões de euros, vai contemplar a criação de uma empresa, com capitais públicos e privados, que ficará responsável pela distribuição dos efectivos caprinos e pela criação de equipamentos que sustentem a rentabilidade económica do projecto.
O AECT é uma estrutura transfronteiriça de cooperação territorial que agrega 187 organismos públicos e privados da região raiana.


Conteúdo Recomendado