Administração pública oferece 23 estágios profissionais na Guarda

Recém-licenciados têm de concorrer ao PEPAC entre 28 de janeiro e 8 de fevereiro. Os serviços desconcentrados do Estado no distrito da Guarda disponibilizam este ano 23 estágios profissionais para recém licenciados. A lista foi publicada na passada sexta-feira em “Diário da República” e inclui lugares no IEFP, Autoridade Nacional de Proteção Civil, IPG, Segurança […]

Recém-licenciados têm de concorrer ao PEPAC entre 28 de janeiro e 8 de fevereiro.
Os serviços desconcentrados do Estado no distrito da Guarda disponibilizam este ano 23 estágios profissionais para recém licenciados. A lista foi publicada na passada sexta-feira em “Diário da República” e inclui lugares no IEFP, Autoridade Nacional de Proteção Civil, IPG, Segurança Social e Direção-Geral de Administração da Justiça.
Este procedimento realiza-se no âmbito do Programa de Estágios Profissionais na Administração Pública Central (PEPAC) e a apresentação de candidaturas decorre de 28 de janeiro a 8 de fevereiro. Posteriormente, o processo de seleção termina a 2 de maio, começando os estágios no dia seguinte. De acordo com a portaria publicada no “DR”, a apresentação e o processamento das candidaturas, incluindo a seleção dos candidatos, são integralmente realizados em suporte eletrónico no sítio da Internet do PEPAC, acessível no portal da Bolsa de Emprego Público. Em termos de vencimentos, os candidatos que forem admitidos receberão mensalmente, durante os 12 meses do estágio, uma bolsa no valor de 691,7 euros e subsídio de refeição e de transporte. Menos 147 euros por mês do que o Governo Sócrates, que criou o programa em 2010, pagou na altura aos primeiros candidatos. Em 2010, os estagiários receberam 838,44 euros da bolsa, correspondente a duas vezes o montante de 419,22 euros do IAS (Indexante dos Apoios Sociais). No entanto, ao contrário do que aconteceu na altura, os jovens estarão abrangidos por um regime obrigatório de segurança social.
Os estágios disponíveis na região estão abertos na delegação distrital da Autoridade Nacional de Proteção Civil (1); IEFP (2), IPG (4), Direção-Geral da Administração da Justiça (1) e Segurança Social (15). Por sua vez, a Universidade da Beira Interior disponibiliza cinco estágios e os seus Serviços Sociais (4). O número total de estagiários admitidos à frequência da edição do PEPAC deste ano é 1.905.

Conteúdo Recomendado