Adamastor chega ao Porto a 24 de abril

O World of Discoveries, parque temático e museu interativo dedicado às Descobertas, tem inauguração marcada para 24 de abril. Trata-se do novo projeto da Douro Azul, num investimento da ordem dos sete milhões de euros e que vai criar duas dúzias de postos de trabalho.

Com seis meses de atraso relativamente à data inicialmente prevista, o Adamastor vai finalmente abrir a boca no Porto, servindo de porta de entrada para um tenebroso túnel de 10 metros que vai “engolir” os passageiros.

Acontecerá à dobragem do Cabo das Tormentas, um dos momentos mais marcantes do  World of Discoveries (Mundo de Descobertas), parque temático e museu interativo alusivo à epopeia dos Descobrimentos Portugueses, um projeto da Douro Azul com inauguração marcada para 24 de abril.

Instalado em pleno centro histórico do Porto, nas antigas instalações da Real Companhia Velha, junto à sede do grupo de Mário Ferreira, o World of Discoveries implicou um investimento da ordem dos sete milhões de euros (comparticipado em 45% – reembolsável à taxa zero – por fundos comunitários) e a criação de duas dúzias de postos de trabalho.

Ainda a tempo das celebrações dos 600 anos do início da campanha de conquista de Ceuta, em 1414, que marca o início da expansão marítima portuguesa, este museu/parque temático terá uma forte componente multimédia que recria todo o ambiente da época dos Descobrimentos.

Num espaço de quase cinco mil metros quadrados, os visitantes embarcarão em réplicas de pequenos barcos que vão “navegar” através de um canal de água onde estão recriados os caminhos marítimos desbravados pelos conquistadores portugueses à descoberta de novas rotas de comércio.

Ao longo do percurso, promete a Douro Azul, “os visitantes vão poder ‘estar’ nos locais onde foi erguido o famoso padrão dos Descobrimentos, vão poder ‘dobrar’ o Cabo das Tormentas, vão ‘chegar’ à Índia, à China, ao Japão, a Timor e ao Brasil”.

Tudo isto “sentindo de forma interativa e num ambiente representativo da realidade à data, toda a envolvente das viagens dos portugueses, das tempestades que suportaram, das dificuldades que experimentaram, da descoberta de novas gentes e novas terras, dos ataques dos piratas ou dos naufrágios que sofreram…”


Conteúdo Recomendado