Abril é mês da leitura na Covilhã

No mês em que se assinala o Dia do Livro Infantil e o Dia Internacional do Livro, a autarquia preparou várias iniciativas destinadas a incentivar a leitura.

O mês de abril é dedicado à leitura, na Covilhã. A autarquia  promove um conjunto de eventos culturais, com o intuito de incentivar os hábitos de ler e promover a cultura literária. O programa surge como forma de assinalar o Dia do Livro Infantil, que se assinala amanhã, dia 2, e o Dia Internacional do Livro, a 23.

A iniciativa começa hoje, dia 1, no Centro de Ativ’Idades. Pelas 14h30 há a apresentação do livro ‘‘Raízes do século VI a.C. ao século XXI – Ermio Silia-Ermia Covilhã’’, da autoria de Júlio Martins Vieira.

No dia seguinte, amanhã, quinta-feira, dia 2, o Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil é assinalado na Biblioteca Municipal, num encontro para crianças dos quatro aos 10 anos, de várias instituições e escolas do concelho, com escritores regionais, autores de livros infanto-juvenis. Teresa Reis, José António Pinho, Vanessa Gonçalves, Célia Bonifácio e Paulo Lopes são os convidados.

Na semana seguinte, na terça-feira dia 14, o Café Literário traz para a iniciativa a escritora e jornalista Inês Pedrosa, “num encontro que será, também, um agradável momento musical, com presença dos músicos da EPABI e com apresentação do escritor covilhanense, recém-galardoado com o Prémio Literário Alçada Baptista e vencedor de vários prémios literários, João Morgado”, anuncia a autarquia. O café literário deste mês acontecerá no Café Covilhã Jardim, pelas 21h30.

No dia seguinte, 15, tem início o IX Concurso Nacional de Leitura: Fase Distrital 2014/2015, com participação de 104 alunos de 23 escolas e 11 concelhos do distrito. O evento tem início marcado para as 11h00, no Salão Nobre, local onde serão recebidos os participantes, e estende-se pelo dia, levando os professores que acompanham os alunos das escolas a conhecer parte do centro histórico da cidade.

A semana seguinte ficará marcada pela Feira do Livro, que vai instalar-se nas arcadas da Câmara. Os dias 23 e 24 trarão à Praça do Município um certame onde participarão algumas livrarias locais e autores de literatura regional.

No último dia do mês encerram as festividades do município ligadas à leitura com a 2ª fase do Concurso de Leitura Concelhio- COVILHÃaLeR+, promovido pela Câmara em parceria com o Agrupamento de Escolas ‘‘A Lã e a Neve’’, no seguimento da 1ª fase, anteriormente, decorrida, a acontecer na Biblioteca Municipal.


Conteúdo Recomendado