AAUBI promove empreendedores

Ao longo de três dias, a Universidade da Beira Interior acolhe a sétima edição da iniciativa “Crie o seu negocio em 5 passos”. Com o atual cenário de crise e de falta de emprego, uma das soluções passa por apostar na criação de novas indústrias e estratégias de negócio. Mas entre a ideia inicial e […]

Ao longo de três dias, a Universidade da Beira Interior acolhe a sétima edição da iniciativa “Crie o seu negocio em 5 passos”.
Com o atual cenário de crise e de falta de emprego, uma das soluções passa por apostar na criação de novas indústrias e estratégias de negócio. Mas entre a ideia inicial e a rentabilização financeira desta vai um longo caminho. Dar a conhecer os passos necessários para que um projeto possa passar da teoria à prática é o principal intuito da Associação Académica da Universidade da Beira Interior com a realização de uma jornada dedicada ao empreendedorismo. Pedro Bernardo, responsável por aquele organismo, começa por sublinhar que este é também “o cumprir de uma promessa feita no âmbito do processo eleitoral e o materializar de um conjunto de iniciativas que a atual equipa dirigente da AAUBI tem”. A aposta no empreendedorismo “tem neste evento uma apresentação dessas intenções”. Esta é “a primeira fase de um conjunto de iniciativas que estamos a dinamizar na área do empreendedorismo, e começa da melhor forma, com a ligação à Fundação da Associação Empresarial de Portugal (AEP) e à Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor”. Entre 5 e 7 de abril, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, é então palco deste evento, aberto a estudantes e população em geral. A sétima edição do “Crie o seu negócio em 5 passos”, que irá ter uma duração de 18 horas, insere-se no projeto “Apreender – Desenvolver Atitudes Empreendedoras” promovido pela Fundação AEP. Atitude empreendedora; Da ideia ao negócio: Onde estão os clientes, Negócio(s) Potenciais, Parceiros de Negócio, Recursos Chave; Materialização do negócio: Proposta de valor, Relacionamento com o cliente, Segmentação do mercado, Canais de Distribuição; Investimento de fontes de financiamento: Parcerias de negócio, Fontes de Financiamento, Retorno do investimento: Estrutura de custos e proveitos e O plano de negócios: Uma estrutura base, são as cinco fase que compõem esta iniciativa. Uma aposta concreta “feita através da ligação a várias instituições e que nos permite mostrar aos participantes algo fundamental, neste domínio, que é a forma como se cria uma empresa, como se dá vida a um projeto, uma ideia”, acrescenta Bernardo. A formação tem como objetivo ajudar os interessados a constituir o seu próprio negócio e, “de uma forma sustentada, ajudá-los em algumas questões fundamentais, entre outras: será que tenho perfil para avançar com o meu negócio?; será que existem clientes para o meu produto/serviço?”, entre outros temas. Este evento que tem entre as suas metas o incentivo do empreendedorismo “e a mudança da visão de que em Portugal, ser empresário é, frequentemente, visto como um sonho irrealizável”, assume-se como a primeira de várias iniciativas similares. Entre a lista de eventos está a 1ª Conferência de Empreendedorismo da Beira Interior. Um projeto já em construção pela AAUBI que pretende trazer à academia, “empresas, individualidades e uma discussão alargada sobre o empreendedorismo, mais no sentido de mostrar o significado deste conceito do lado das empresas e dos mercados”. A esta iniciativa os responsáveis da “Casa Azul” esperam também juntar “uma feira de emprego e um conjunto de workshops destinados aos alunos”. Com este projeto “pretendemos também evidenciar que o futuro do País passa pelos jovens e pela aposta nas suas ideias”, remata o presidente da associação.

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