A rota de turismo literário inspirada em obra de Saramago é apresentada hoje em Lisboa

A rota é apresentada hoje, dia 8, pelas 17 horas, na Casa dos Bicos, em Lisboa.

A Associação de Desenvolvimento Regional Territórios do Côa vai desenvolver uma rota turístico-literária inspirada na obra de José Saramago “Viagem do Elefante”. A rota é apresentada hoje, dia 8, pelas 17 horas, na Casa dos Bicos, em Lisboa.


“O trabalho, a desenvolver em dois anos, visa estruturar uma oferta ao nível do Turismo Literário, produto em crescimento no contexto contemporâneo, catalisando fluxos e dinâmicas de valor acrescentado para a valorização e promoção da Cultura na região Centro, em particular, em contexto territorial de baixa densidade e com especial incidência na Beira Interior”, segundo a coordenadora da associação, Dulcineia Catarina Moura.

Em comunicado, a responsável admite “tratar-se de um investimento na diferenciação e qualificação dos territórios do interior assente na salvaguarda e valorização do património cultural, potencializando turisticamente a inspiração, a obra e a experiência de Saramago, envolvendo e estimulando à participação de uma rede de agentes públicos e privados que evidenciem o potencial deste produto cultural”.

“A constituição de uma oferta qualificada e organizada em Turismo Literário, tal qual se pretende através desta Rota ‘Viagem do Elefante’, mune-se de um plano de ação devidamente estruturado e fundamentado, que incide sobre toda a cadeia de valor para atingir o nível de desenvolvimento turístico e cultural desejado”, acrescenta.

O projeto conta como parceiros com os municípios do Fundão, Belmonte, Sabugal, Guarda, Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo.


Conteúdo Recomendado