7500 árvores plantadas na Serra da Estrela

Campanha de reflorestação envolveu voluntários de todo o País Campanha de reflorestação envolveu voluntários de todo o País Cerca de 240 pessoas de vários pontos do País participaram no sábado, dia 7, na campanha de reflorestação “Um Milhão de Carvalhos para a Serra da Estrela”, numa jornada que valeu a plantação de 7500 árvores.   […]

Campanha de reflorestação envolveu voluntários de todo o País

Campanha de reflorestação envolveu voluntários de todo o País Cerca de 240 pessoas de vários pontos do País participaram no sábado, dia 7, na campanha de reflorestação “Um Milhão de Carvalhos para a Serra da Estrela”, numa jornada que valeu a plantação de 7500 árvores.
 
Entre os voluntários houve alunos e professores de escolas, sapadores florestais e famílias, que esgotaram os rebentos disponíveis para a jornada, para lamento de alguns que gostavam de ter plantado ainda mais árvores. “A este ritmo devemos chegar ao fim deste Inverno com 15 mil árvores plantadas”, disse à agência Lusa José Maria Saraiva, da Associação Amigos da Serra da Estrela (ASE), promotora da iniciativa.
 
Pinheiros, bétulas e carvalhos vão crescer ao longo dos próximos anos para “travar a erosão, aumentar a capacidade de armazenamento de água no solo e aumentar diversidade biológica”, que são os principais objectivos da campanha, iniciada após o incêndio que destruiu o vale em 2005.
 
No próximo ano, a ASE pretende alargar a campanha de reflorestação à encosta sul da Serra da Estrela, na zona de Unhais da Serra. “Estamos em negociações com os baldios e o empreendimento turístico da vila para dar alguma atenção àquela encosta”, sublinhou.
 
Pelo terceiro ano consecutivo, um helicóptero da Base de Beja participou na iniciativa. “Temos necessidade de treino de montanha e conjugamos essa prática com uma acção de interesse para a região”, explicou António Seabra, tenente-coronel da Força Aérea Portuguesa.
 
As próximas acções da campanha estão agendadas para 14, 21 e 28 de Fevereiro.
 
Participação de várias entidades
 
A iniciativa realizada no último sábado contou com a participação de várias entidades. A saber: Centro Profissional da Figueira da Foz (EPFF/INTEP; Curso EFA-Técnico de Recursos Florestais e Ambientas), DIDÁXIS – Escola Cooperativa de Vale S. Cosme-Vila Nova de Famalicão, Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Afonso Rodrigues Pereira–Lourinhã, Clube de Actividades Ar Livre-Lisboa, Federação Nacional das Associações de Proprietários Florestais, de várias localidades da Zona Centro, Sapadores da Junta de Freguesia de Valhelhas, Sapadores da Junta de Freguesia de Santa Maria e outros participantes a título individual.

Conteúdo Recomendado