Segundo a Centre for Solar Energy and Hidrogen Research Baden-Württemberg (ZSW), os Estados Unidos lideraram a compra de novos carros elétricos em 2014, com 117 mil novos veículos. Em segundo lugar, esclarece a analista de energias renováveis, encontra-se a China, com 54 mil novos carros – um aumento de 120% da frota. A China é já o terceiro maior país do mundo em mobilidade elétrica, apenas superada pelos Estados Unidos e pelo Japão – o país nipónico cresceu 45% em 2014.
De acordo com a ZSW, estes resultados foram influenciados “sobretudo pelos incentivos à mobilidade elétrica”. Por outro lado, países que não tiveram incentivos para a transição para a mobilidade elétrica, como a Alemanha, cresceram moderadamente – 11.700 novos carros, para um total de 29.600 veículos elétricos nas estradas.
“Se continuarmos com este crescimento, em poucos meses teremos um milhão de carros elétricos nas estradas de todo o mundo”, justificou Werner Tillmetz, administrador da ZSW.
Na sexta-feira, o ministro dos Transportes da China anunciou um novo objetivo para a mobilidade elétrica. Até ao final da década, o país espera ter 300.000 novos autocarros públicos e táxis movidos a “combustíveis alternativos”.