2º Orçamento Participativo Escolar em Seia

O objetivo é dar voz aos estudantes. O período para apresentação de candidaturas já está aberto e prolonga-se até dia 14 de novembro.

Os alunos dos estabelecimentos de ensino do concelho de Seia são novamente convidados a participar no Orçamento Participativo Escolar, naquele que é um incentivo ao envolvimento dos estudantes nas decisões que afetem os seus interesses e os da escola, refere uma nota informativa da autarquia.

O período para apresentação de candidaturas inicia-se ontem e prolonga-se até 14 de novembro. Entretanto, do pré-escolar ao ensino superior, todos podem apresentar propostas para melhorar as condições da escola, desde que não integrem manutenções ordinárias ou reparações normais de equipamentos, e/ou desenvolver programas e atividades para a comunidade escolar, que se insiram no quadro de competências da Câmara Municipal e não dependam de pareceres/autorizações de entidades externas.

Nesta segunda edição do OP Escolas, a Câmara Municipal de Seia destina uma verba de 20 mil euros, cinco mil euros por projeto. Estas podem ser transversais aos diversos ciclos de ensino e devem ser claras e precisas quanto ao seu âmbito e objetivo.

Integrados numa turma ou num grupo de alunos, mas sempre orientado por um docente, os estudantes podem submeter as propostas na plataforma on-line (www.seiaparticipa.pt). Após a apresentação, os projetos são validadas pela Comissão Técnica de Análise e Direções Escolares.

Posteriormente à análise de todas as propostas, inicia-se o período de votação, que decorre de 1 a 14 de dezembro e que também decorrerá exclusivamente na plataforma do OP Seia. No fim ganham os quatro projetos com mais votos, cujos resultados serão conhecidos a 15 de dezembro.


Conteúdo Recomendado