A cidade da Guarda é o ponto de partida do passeio, que este ano tem como principais temáticas de descoberta os vinhos e a história automóvel. Guarda, Gouveia, Nelas, Caramulo e Aldea del Obispo, na vizinha Espanha, estão em destaque nas visitas.
Na sexta-feira, dia 4 de setembro, depois da entrada no Hotel Vanguarda, as viaturas são verificadas no Parque Urbano do Rio Diz (Polis), seguem até ao centro da cidade para desfilar em passadeira vermelha na Praça Luís de Camões, e terminam em exposição junto à PSP, enquanto decorre a visita ao Museu da Guarda.
No sábado, a primeira etapa conduz até ao Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia, prosseguindo para o distrito de Viseu, com entrada no Caramulo Motor Festival e visita ao Museu do Caramulo, onde é dada a oportunidade de subir a Rampa do Caramulo, uma das “clássicas” do Campeonato Nacional de Montanha. À tarde, saída para a cidade de Nelas, onde decorre a visita e prova de vinhos na Feira do Vinho do Dão. O jantar tem lugar no Paço dos Cunhas e o alojamento é no Grande Hotel das Caldas da Felgueira.
No domingo, a caravana de clássicos parte para a zona de fronteira, nomeadamente para o Fuerte de la Concepción, onde decorre o almoço e a entrega de lembranças. Os participantes visitam ainda as gravuras rupestres de Siega Verde, nas proximidades.
Pode consultar o programa completo aqui.