28 Restaurantes do distrito da Guarda a concurso para o Melhor Arroz de Portugal 2015

Organizado pela Unilever Food Solutions (UFS) o concurso “Melhor Arroz de Portugal 2015” é aberto a todos os restaurantes do país e já está a decorrer.

No distrito da Guarda estão a concurso 28 restaurantes (Restaurante Típico Rota dos Cavaleiros, Restaurante O Petisco-Quinta da Cheinha, A Muralha, Restaurante Leitão, Restaurante O Padeiro, Restaurante Residencial Aliança, Churrasqueira Carvalho, Restaurante Senhora da Lomba, Restaurante Dom Gabriel, Restaurante Videira, Restaurante Colmeia, Cantinho dos Arcos, Restaurante Aquário, Restaurante Millenium, Restaurante Armazem dos grelhados, Restaurante O Galego, Restaurante O Borges, Restaurante O Caçador, Restaurante Pizzaria Jardim, Restaurante O Periscópio, Restaurante Divinos, Restaurante Falcão, Restaurante Aquariu’s, Restaurante O Martins, Restaurante Quinta do Prado Verde, Restaurante Belo Horizonte, Estalagem Falcão de Mendonça, Restaurante O Albertino).

O Concurso o Melhor Arroz de Portugal, que já está a decorrer, agrega uma componente solidária: em 2014 a UFS doou mais de cinco toneladas de arroz à Federação dos Bancos Alimentares Contra a Fome e Portugal é o maior consumidor europeu de arroz: 17kg per capita por ano, o quádruplo da média europeia. Claro que os países asiáticos ficam fora destes números.

Este certame tem como objetivo fomentar a aproximação do consumidor final à restauração a partir de um alimento que parece ter o consenso dos portugueses.

Portugal é, de resto, de longe, o maior consumidor europeu de arroz, com uma média de cerca de 17kg per capita por ano, 4 vezes maior que a média europeia, e entre os dez pratos mais consumidos nos restaurantes Portugueses, dois são de arroz: arroz de pato e arroz de marisco.

Segundo Carla de Sousa Pereira, Diretora da Unilever Food Solutions, “esta é a terceira edição do concurso, que já entrou na agenda gastronómica nacional. Em 2013, participaram 1080 restaurantes e, no ano passado, este número subiu para 1503. O feedback dos restaurantes tem sido de que a participação no concurso ajuda a subir as vendas, assegurando a sua divulgação e consequente aproximação a clientes e potenciais clientes. O sucesso dos dois anos anteriores levou-nos a pensar em novas estratégias para promover a visibilidade de um número mais significativo de restaurantes e, para isso, reforçámos a componente regional do concurso. Estimamos que em 2015 um número maior de estabelecimentos adira à iniciativa, porque este ano vai valer ainda mais a pena participar”.
A 5 de maio será divulgado o restaurante mais popular de cada distrito, que passa às semi-finais e o vencedor será apurado dia 18 de maio.


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